Programação de aniversário da Lei Maria da Penha prossegue

22/08/2017 14:27:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo/Secom

Nesta quarta-feira (23), a programação acontece em Córrego do Ouro

A programação do 11º aniversário da Lei Maria da Penha prossegue no município. O evento é organizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Nesta terça-feira (22), acontece uma ação na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), das 20h20 às 20h45. O objetivo é surpreender os alunos do curso de Psicologia no intervalo das aulas, com questionamentos sobre violência doméstica e familiar, buscando transformar a realidade por meio do diálogo e do teatro.

Nesta quarta-feira (23), a atividade se realiza na Praça de Córrego do Ouro, às 15h, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Serra e Estratégia Saúde da Família (ESF). A programação tem como tema: "Dialogando com as mulheres da serra-Você conhece seus direitos?" e tem ainda para a população aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica.

- Toda a programação foi preparada com carinho pela equipe do Ceam, buscando lembrar que a Lei Maria da Penha é a principal ferramenta legislativa na questão da violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil. Ela também é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das três mais avançadas do mundo, informa Jane Roriz, coordenadora do Ceam.

Na quinta-feira (24), às 14h, será realizada, no pátio da Cidade Universitária, uma roda de conversa com o tema: "Tratando a violência de forma mais transversa". A programação contará com a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF)- Campus Macaé.

Para encerrar a programação de aniversário do 11° aniversário da Lei Maria da Penha, será realizada, dia 31 de agosto, às 14h, no Paço Municipal, a palestra: "A importância da transdisciplinaridade no enfrentamento da violência nas relações interpessoais", com a palestrante Paula Sirelli, assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Haverá também a apresentação do projeto estatístico de monitoramento desenvolvido pelo Serviço Social do Ceam.

O Ceam funciona na Rua São João, 33, ao lado da 123ª Delegacia Legal. No local, a pessoa conta com atendimento de assistente social, psicóloga e de assistência jurídica. Mais informações pelo telefone: (22) 2796-1045.