Programação de controle ao Aedes segue no município

19/08/2019 13:33:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Agentes realizam ação de bloqueio de pulgas no Lagomar

A programação semanal de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue. A Secretaria de Saúde reforça o trabalho de vigilância em saúde, com mutirões, fiscalização em pontos estratégicos e aplicação de inseticidas, além de visitas domiciliares, carro fumacê, controle de roedores e reconhecimento geográfico. As ações acontecem em diversos bairros de segunda a sexta-feira (19 a 23 de agosto).

Nesta segunda-feira (19), agentes de combate a endemias estiveram no bairro Lagomar para realização do bloqueio de pulgas. As visitas domiciliares, com orientação sobre o controle do vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico, também acontecem nesta data e prosseguem até sexta-feira (23).

O controle químico com fumacê segue o seguinte cronograma esta semana: terça-feira (20), no Cajueiros, às 6h; quarta e quinta-feira (21 e 22), Parque Aeroporto, às 6h; sexta-feira (23), Imoboassica, às 6h.

Já as ações de orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos, por meio de bombas aspersoras, será realizado nos bairros Botafogo, Aroeira, Lagomar, Novo Cavaleiros, Nossa Senhora da Glória e São Marcos.

Os agentes de endemias atuarão, também, no controle de roedores, nos bairros Botafogo (segunda-feira), Nova Esperança (terça-feira), Lagomar (quarta-feira), Visconde de Araújo (quinta-feira) e Fronteira (sexta-feira).

Em diversos bairros de Macaé, o CCZ realiza o reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas das localidades, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis por tipo. O trabalho é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato pelo aplicativo do WhatsApp 99864-4073 ou pelo telefone 0800-022 6461.


Fotos Relacionadas