Programação especial comemora mês da mulher em Macaé

02/03/2017 15:33:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Evento contará ainda com a participação das profissionais do Espaço Mulher Cidadã

Uma programação especial está preparada para as comemorações do mês da mulher em Macaé - cujo Dia Internacional é 8 de março. O objetivo é reforçar a necessidade da constante luta para garantir os direitos da mulher, além do enfrentamento à violência.

- A mulher está ganhando mais espaço tanto nos setores público e privado, o que contribui para ela entender que é capaz, numa reafirmação de direitos. O objetivo da programação é levar informação às mulheres. Muitas sustentam suas famílias, são mães, adultas ou idosas... têm seu valor e precisam reconhecer isso - destaca Jane Roriz, da Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres (Ceam-Macaé).

Programação

4 de março - Bloco 'As Materneiras' - Saída da Praia do Pecado, às 16h. Formado por mulheres, mães e gestantes, tem o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas, além dos serviços oferecidos pela Ceam. No Kit dos abadás constará cartilha da Lei Maria da Penha e folder com os telefones para denunciar violência contra as mulheres.

8 de março - Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Washington Luiz, entre 10h e 16h.

Na ocasião, as mulheres terão à disposição o ônibus lilás do Estado, composto de salas para atendimento. "Será uma unidade móvel de atendimento à Mulher Vítima de Violência", conta Jane Roriz.

Haverá divulgação das ações desempenhadas pelos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, com ênfase na prevenção e enfrentamento à violência. A Ceam dará apoio e acolhimento psicológico, social e jurídico, durante o trabalho na praça.

O evento contará ainda com a participação das profissionais do Espaço Mulher Cidadã que realizarão corte de cabelo e design de sobrancelhas, exposição de artesanatos do Espaço 'Arte Mulher' e demais artesãs do município.

Também participarão diversos programas da Secretaria Municipal de Saúde. Além de rodas de conversa sobre as temáticas: Menopausa, Aspectos Físicos e Emocionais da Saúde da Mulher; 'Eu sou uma Mulher de Coragem - Defendo meus Direitos' e Prevenção ao Aedes.

9 de março - Roda de Conversa, intitulada: 'Eu sou uma Mulher de Coragem - Defendo meus Direitos', às 9h, na Ceam (Rua São João 33, Centro, ao lado da Delegacia Legal). Mulheres que fazem a diferença em diversas áreas na sociedade macaense serão convidadas.

16 de março - Roda de Conversa: "Ceam-Macaé, pelo fim da violência contra a mulher", com apresentação da rede de proteção e atendimento à mulher. Local:

CCI (Centro de Convivência do Idoso), na Estrada do Caminho sem número, às 9h.

29 de março - Seminário de Violência contra a Mulher "Equidade de Gênero: O que o outro pode somar com suas diferenças", no Auditório Cláudio Ulpiano (Funemac), da Cidade Universitária, entre 9h e 18h.


Fotos Relacionadas