Projeto "Leituras em Família" com novo tema

26/11/2020 18:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

O projeto "Leituras em Família", tem como novo tema "Retratos da Leitura no Brasil"

Em sua 34ª semana de estudos em casa, o blog educacaonaopara.com, através do projeto "Leituras em Família", tem como novo tema "Retratos da Leitura no Brasil". O material também pode ser encontrado no YouTube (leituras em família macaé). O objetivo é levar reflexões sobre o comportamento quanto à leitura e informações sobre hábitos, interesses e dados sobre o leitor de livros de literatura, papel e plataformas.

Na temática desta semana, o foco principal é o estudo Retratos da Leitura no Brasil, que é realizado desde 2007, a cada quatro anos, pelo Instituto Pró-Livro. O documento aborda o desempenho leitor do brasileiro com a intenção de avaliar o comportamento do leitor no país e contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que favoreçam o estímulo à leitura.

Quem acessar o novo conteúdo do "Leituras em Família" terá acesso a vídeos sobre relatos do panorama nacional de leitura, que cita que "em quatro anos, o Brasil perdeu 4,7 milhões leitores". Também é destacado como é representado o leitor e o não leitor e o lançamento do "Retratos da Leitura no Brasil". Também são apresentados registros relevantes sobre a população como a adesão maior das mulheres brasileiras em relação à leitura.

O "Leituras em Família" tem o objetivo de apresentar assuntos específicos e relevantes para que alunos e famílias possam discutir e elaborar reflexões provocando possibilidades de interação e aprendizado para todos, apresentando conteúdos atuais e interativos.

Diversos temas já abordados

No projeto já foram exibidos temas como "Dia da Consciência Negra-O protagonismo negro no Brasil ontem e hoje", "Estudante: Não desista do seu futuro", "Democracia-Poder do Povo", "Novembro Azul", "Outubro Rosa", "Eleições durante a pandemia do Covid-19", "A importância da família no estudo remoto", "Exercícios Físicos-Boa alimentação", "Tecnologia e pandemia" e "De olho no Ideb e sua escola", "Professora e professor presente", "Saúde é coisa de todos", "Empatia", "Interação e diálogos nos momentos de ansiedade", e "Prevenção ao coronavírus", entre outros

Vale lembrar que o blog educacaonaopara.com faz parte da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", para atender cerca de 40 mil alunos das escolas municipais. O blog oferece gratuitamente sugestões de atividades não presenciais para garotada da Educação Infantil e conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio, Cemeaes e Pré-Vestibular Social.