Projeto "Que mato é esse?" realiza primeira colheita

17/09/2019 14:21:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Assistidos do CRIADD participam da colheita

O Projeto "Que mato é esse?" realizou na manhã desta terça-feira (17), a primeira colheita deste ano, no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIADD), que fica localizado no bairro Visconde de Araújo. A horta existe há três anos e é cuidada por um funcionário da instituição e assistidos. Foram colhidas alfaces, rabanetes, erva-doce, chicória, entre outras hortaliças, que foram doadas para o Sentrinho.

Um dos responsáveis pelo projeto, o assistente social Jackes Cavalcante, conta que a ideia de criar uma horta surgiu inicialmente por um grupo de pessoas que trabalhavam na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Campo d` Oeste, no setor da Saúde Mental, há três anos."As hortaliças colhidas são doadas para a comunidade e acamados assistidos pela Estratégia", disse.

Ele acrescenta que a iniciativa se expandiu para o CRIADD, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelos alunos do curso de Nutrição, Sentrinho e Estratégia Saúde da Família da Imbetiba. "O nosso projeto foi selecionado no Congresso Brasileiro de Medicina de Família em 2017. A iniciativa é para incentivar o processo do cuidado e, além disso, proporcionar alimentação mais saudável", explicou.

O diretor do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIADD), Marcelo Santos, conta que a participação de alguns assistidos no projeto reflete de forma positiva em seus relacionamentos na escola e família, com a mudança de comportamento. "Nós não obrigamos a participação de todos, somente aqueles que mostram interesse em cuidar das hortaliças, pois é um trabalho delicado e precisa de muita dedicação. Por esse motivo, temos um funcionário exclusivo responsável pela horta". explicou.

Marcelo contou ainda que para o cultivo das hortaliças não é utilizado nenhum tipo de agrotóxico e são utilizadas mudas. Ele observou também que muitos dos assistidos que antes não comiam as hortaliças, começaram a ter hábitos alimentares mais saudáveis.

O assistido M.B., de 17 anos, que está abrigado no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente, conta que há dois meses se interessou em cuidar das hortaliças. "Gosto muito de cuidar da horta e também de consumir os produtos que a gente colhe dela", disse.

Já a menor A.P., de 15 anos, disse que há duas semanas ajuda a equipe de assistidos a cuidar da horta. "O que mais gosto de fazer é regar as hortaliças", conta.

O assistente social Jackes informou ainda que para esta quarta-feira (18), está prevista a colheita na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Imbetiba e, para quinta-feira (19), no Campo D´Oeste.


Fotos Relacionadas