Projeto Verão Limpo realiza mutirão no Sana

02/02/2015 11:03:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Projeto continua até o Carnaval

O mutirão de limpeza realizado sábado (31), no Sana, pelo projeto 'Verão Limpo' da Secretaria Municipal de Ambiente, contou com a participação de 40 voluntários. Eles conscientizaram turistas, banhistas e moradores sobre a importância da Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana. Na ocasião, foram recolhidos dez sacos de lixo com capacidade de 200 litros cada. O Macahe Jeep Clube também participou da ação, transportando os agentes e monitores da secretaria.

Os voluntários percorreram o Portal do Sana e as cachoeiras da Fervedeira, da trilha do Peito do Pombo e das Andorinhas das 10h às 16h. Dez placas foram instaladas nesses locais, contendo informações sobre o projeto 'Verão Limpo', advertências sobre o fato de ser proibido usar as Áreas de Proteção Permanente (APP) e repreensões a respeito dos crimes ambientais e das construções irregulares.

Segundo a secretaria de Ambiente, durante o evento percebeu-se a necessidade de ampliar o monitoramento para o Portal do Sana. O mesmo trabalho, desenvolvido na trilha do Peito do Pombo (nos acesso às cachoeiras), continuará sendo realizado. A ação orienta para o correto recolhimento dos resíduos sólidos.

O governo municipal determinou que a Guarda Ambiental, a Guarda Municipal e a secretaria de Mobilidade Urbana atuem no local, promovendo o ordenamento do sexto distrito.

O projeto 'Verão Limpo' teve início em dezembro de 2014, na Ilha do Francês, e é voltado para a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente, com distribuição de sacolas plásticas para o recolhimento do lixo. Será realizado durante todo o verão nas praias dos Cavaleiros e do Pecado.


Fotos Relacionadas