Projeto “Movimentando sua Manhã” atende cerca de 300 idosos

18/01/2006 15:10:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Alongamento, ginástica localizada e natural para a manutenção do equilíbrio, além de atividades recreativas, são ministrados por professores e estagiários da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de Macaé para cerca de 300 idosos. É o projeto “Movimentando Sua Manhã”, que segundo seu coordenador, o professor Paulo Henrique Pinto de Oliveira Araújo, atua em oito núcleos em Macaé: Praça Washington Luiz, Recanto dos Idosos, Jardim Santo Antônio, Nova Macaé, Botafogo, Novo Visconde, CT e Zelita Rocha (Parque Aeroporto).

O projeto teve início há cinco anos, quando a então estagiária Alexandra Macedo de Souza recebeu a incumbência da Semel de apresentar um projeto. “Ao observar vários idosos caminhando em torno da praça Washington Luiz, resolvi propor-lhes uma ginástica com orientação. O projeto foi crescendo e se estendendo a outros núcleos”, conta Alexandra, hoje professora de educação física da Prefeitura.

Só na Praça Washington Luiz são aproximadamente 90 pessoas fazendo ginástica todas as segundas, quartas e sexta-feiras, das 7h às 8h. Segundo a aposentada Dione de Oliveira Pereira, de 68 anos, antes de entrar no projeto vivia na ociosidade, agora, porém, tem mais saúde. “É uma terapia, quando não venho sinto falta depois”, afirma.

Já a professora aposentada Hilmam Rodrigues dos Santos, de 60 anos, o “Movimentando sua Manhã” tem proporcionado um bom nível de vida, com saúde da mente e do corpo. De acordo com a dona de casa Sueli de Jesus Alves, de 59 anos, as aulas colaboraram para evitar dores no ombro e no joelho. “Graças ao alongamento não tenho mais dores”, justifica. A dona de casa Cirene Maria de Miranda, de 63 anos, afirma que o projeto tem lhe dado ânimo e disposição, combatendo eficazmente a falta de motivação comum nesta faixa etária.

Todos os membros do projeto foram unânimes em afirmar que o “Movimentando sua Manhã” tem aumentado a união e a amizade entre eles, pois além de tudo há passeios, caminhadas e até viagens para outras localidades, como por exemplo Araruama, Búzios, Sana e Bicuda.

O coordenador do projeto convida os idosos que estão ociosos e sozinhos para procurar um núcleo que fique perto de sua casa, levando atestado médico e uma foto 3 X 4. Avaliação física e nutricional será realizada aos novatos. Maiores informações, ligar para a Semel 2772-4372.