Projetos culturais convidam para o museu de Macaé

05/02/2019 10:26:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos e Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Esta semana ‘Curta no Museu’ e ‘Quintas no Museu’ integram a programação

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé está mais uma vez de portões abertos, recebendo o público em dois projetos esta semana. O primeiro, o ‘Curta no Museu’, será nesta quarta-feira (6), às 19h, exibindo o minidocumentário ‘Vivendo com Lúpus’. Já na quinta-feira (7), durante o semanal ‘Quintas no Museu’, terá início a série de oficinas de Educação em Empreendedorismo promovida pela parceria entre a Secretaria de Cultura e o Sebrae, a primeira será a "Sei Clicar", sobre o uso da internet nos negócios.

Todas as atividades que acontecem no museu, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da Cidade, são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia. Entretanto, o auditório Presidente Washington Luís, onde são exibidos os filmes comporta até 35 espectadores. Logo após o minidocumentário, uma roda de conversa proporá reflexões sobre o tema. Já o ‘Quintas no Museu’, nos jardins do solar, não está sujeito à lotação.

"Tanto o ‘Curta no Museu’, quanto o ‘Quintas no Museu’ proporcionam momentos de convivência neste espaço cultural privilegiado, aproximam o público da história e da cultura da cidade e possibilitam a democratização de conhecimentos abrigados no museu e também dos construídos a partir de trocas", ressalta a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves.

"Outro objetivo do ‘Curta no Museu’ é promover e fomentar a produção de curtas metragens locais e regionais. Neste minidocumentário, produzido por Tairone Oliveira, em Macaé, as entrevistas filmadas mostram o poder de superação de pacientes e transmitem informações que podem ajudar no diagnóstico e a conscientizar a sociedade sobre esta doença. Os depoimentos são entremeados por textos poéticos motivacionais, destaca o produtor do ‘Curta no Museu’ e diretor de ‘Vivendo com Lúpus’, Helder Santana.

O ‘Curta no Museu’, nesta semana, será excepcionalmente na quarta-feira, das 19h às 20h30. Mas o projeto é um bom programa para as noites de cada primeira terça-feira do mês.

Quintas no Museu

O evento da Secretaria de Cultura, que já ganhou espaço nas agendas dos macaenses, o ‘Quintas no Museu’, abrindo o Solar dos Mellos para a educação empreendedora, realiza em parceria com o Sebrae a primeira entre as oficinas promovidas semanalmente durante este mês de fevereiro.

Nesta quinta-feira (7) será oferecida a ‘Sei Clicar’, das 13h às 17h, que irá mostrar as ferramentas fundamentais que a internet disponibiliza para a expansão de negócios. A partir das 18h, a programação segue com atrações musicais e exposição de artesanato e gastronomia local.

Outras informações sobre os eventos da Secretaria de Cultura que acontecem no museu podem ser obtidas pelo telefone 2759-5049.


Fotos Relacionadas