Projetos da Educacao são apresentados para agentes comunitários de saúde

07/06/2018 17:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Proposta é contribuir com atuação da Atenção Básica nas equipes de Estratégia Saúde da Família

Cerca de 100 agentes comunitários de saúde participaram, nesta quinta-feira (7), do curso de Atualização em Saúde da Família. Durante a programação, realizada na Cidade Universitária, foram abordados alguns trabalhos desenvolvidos junto às escolas da rede municipal: Cultura Inclusiva, Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) e o Programa Saúde na Escola (PSE). Macaé conta com 28 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), onde atuam 45 equipes de Saúde da Família.

Iniciado em janeiro, a primeira etapa do Curso de Atualização em Saúde da Família segue até o dia 21 deste mês e dá continuidade ao processo de educação permanente dos profissionais. A proposta é contribuir com atuação dentro da lógica e complexidade da Atenção Básica nas equipes de Estratégia Saúde da Família, com abordagem de vários temas, como Saúde Mental, Saúde da Criança e do Adulto, Atenção à Pessoa com Deficiência. A programação desta quinta-feira, contou com apresentação dos seguintes representantes: Luciana Médici e Regina Signé (Educação Inclusiva), José Passos (Cemeaes) e o enfermeiro Flávio de Almeida Cabral (Programa Saúde na Escola)

A atualização foi aprovada pelos participantes. Libane Daudt Ameida é um deles. Agente Comunitário do Lagomar, ele afirmou que o curso será essencial para sua prática. "Estamos aprendendo muito. Com certeza, o curso vai contribuir com o nosso trabalho junto ao atendimento de crianças e idosos". Já a colega Franciele de Paula Fonseca, que atua na Nova Esperança, comentou que a programação vai ajudar na sua profissão e faculdade. "Vou cursar Enfermagem no próximo semestre. Estamos recebendo informações valiosas", observa.

Um total de 314 agentes participam das aulas semanais, que são ministradas por equipe multiprofissional da Secretaria Municipal Adjunta de Atenção Básica e professores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As aulas da segunda etapa se estendem no período de 12 de julho a 29 de novembro. O curso conta com a coordenação de Miriam Benjamin (Superintendência Acadêmica da Secretaria Adjunta de Ensino Superior) e Luzia Santana (equipe técnica - Estratégia Saúde da Família).

A parceria da Saúde com a Educação também resulta no programa Analfabetismo Zero, que vai possibilitar a alfabetização de jovens e adultos, que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever. A proposta é zerar o índice de analfabetismo no município e incentivar o ingresso nas turmas de ciclo I (alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação é desenvolvida junto às unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) espalhadas na área central, bairros e região serrana. Segundo registros, o analfabetismo no município chega a 4%, número inferior à média nacional que é de 9%.

O processo de identificação irá funcionar com a entrega de fichas com dados pessoais dos cadastrados. Após o preenchimento, a coordenação do ESF vai encaminhar à Secretaria de Educação a ficha de interesse do futuro aluno. O setor de pré-matrícula da secretaria de Educação é responsável por fornecer o encaminhamento para efetivação da matrícula.

Atualização em Saúde da Família - Entre os objetivos do curso estão sensibilizar e informar os profissionais, ampliando a visão a respeito do modelo assistencial, de forma a contribuir com as mudanças das práticas cotidianas e na melhoria da qualidade de vida da população.

Outras finalidades são capacitar os Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família com preparação e desenvolvimento das habilidades necessárias à realização das ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Outra finalidade é promover o aperfeiçoamento e a valorização do trabalho do Agente Comunitário de Saúde, reduzindo os índices de morbimortalidade (incidência de doenças/óbitos) da população e também ampliar eficácia das ações de promoção à saúde.

O Ministério da Saúde prevê a realização de educação permanente para as equipes de Saúde da Família, com a intenção de buscar a qualificação do trabalho, dos resultados, na preconizada mudança do modelo assistencial. Em Macaé, a programação é uma parceria da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, Secretaria Municipal Adjunta de Atenção Básica, Coordenação Técnica da Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Educação Permanente em Saúde.


Fotos Relacionadas