Projetos vão intensificar o turismo na região serrana

30/09/2005 17:26:06 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) irá entregar os certificados aos participantes da oficina de Planejamento Estratégico no distrito do Sana. O evento, que teve como público alvo empresários da região, acontece nesta segunda-feira (dia 3), às 14h, no Centro de Estudos Sanitários (CESA). Durante a realização do evento, no mês de agosto, foram identificadas algumas necessidades do distrito.

Entre as necessidades, está a criação de um pacote de treinamento para a formação de guias turísticos. A qualificação dos colaboradores da rede hoteleira, também foi apresentada como uma forma de melhorar a qualidade no atendimento. “Conseguiremos criar uma fidelização junto aos turistas que lá comparecem e ao mesmo tempo, aumentar a freqüência turística na região”, explica o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado.

Percebendo a importância das ações da Semtre, os empresários solicitaram a ampliação do curso aos demais empresários da região. Segundo Bogado, os empresários também manifestaram interesse em regularizar seus negócios e, proporam a realização de um mutirão com diversos órgãos da prefeitura. “Vou levar a proposta ao prefeito Riverton e ver como isso poderá ser viabilizado”, disse

A ordenação do camping, a criação de uma feira cultural, culinária e de artesanato e ações voltadas para a conscientização ambiental e a integração da comunidade com turista são pontos que vão ser avaliados pela equipe da Semtre, já que a colocação foi feita pelos participantes da oficina de planejamento estratégico.

De acordo com o secretário, outras secretarias serão envolvidas nessas ações. Além da realização da oficina, os empresários do Sana participaram do curso de Gestão Empresarial. Ambas as ações fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Região Serrana, um plano que também vai ser estendido ao Óleo e a Bicuda Grande.