Prorrogadas até dia 20 inscrições para cursos online gratuitos

14/09/2020 15:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Print Screen

Capacitação é gratuita com tutoria EaD

Foram prorrogadas até o próximo dia 20 as inscrições para os cursos gratuitos online com tutoria Ensino a Distância (EaD) do Programa Formação pela Escola, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação/Adjunta de Qualificação Profissional, através do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC). As inscrições também são gratuitas e estão abertas no site do Centro de Formação de onde o interessado será direcionado para a nova plataforma do FNDE, AVA.

Caso haja dúvida para preencher o cadastro ou em qualquer fase da inscrição/matrícula, os interessados nos cursos podem obter as informações nos vídeos nos links a seguir:

1 - Cadastro de usuário no gov.br;

2 - Cadastro de usuário no SIFE - Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola;

3 - Inscrição em cursos do Formação Pela Escola.


Os cursos serão ministrados de 25 de setembro a 25 de outubro e fazem parte de atividades formativas dos profissionais que atuam nas escolas. Há vagas para os cursos: “Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso – Censo Escolar”; “Competências Básicas”; “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”; “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”; “Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”; Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)”; e “Programa de Transporte do Escolar (PTE)”.

Podem participar todas as pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos ou saber como funcionam as políticas públicas e ações financiáveis do governo federal destinadas aos estados e municípios para suas redes públicas de ensino.

“O objetivo da formação é fazer conhecido de todos o que temos em relação aos recursos financeiros, prestações de contas e controle social, destinados aos sistemas públicos de educação”, destacou a coordenadora do Centro de Formação, professora Regina Célia.

Ela acrescentou que “Todos podem e devem participar, pois precisamos efetivar as gestões democráticas e participativas na educação. Acesse nosso site e escolha um curso para você fazer. Eles são rápidos e muito importantes para o exercício de nossa cidadania”.

O Centro de Formação funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, ofertando cursos gratuitos a toda a população, de curta duração e destinados à formação continuada na área da Educação. Neste momento as atividades presenciais continuam suspensas por conta da pandemia do coronavírus.