Prorrogadas inscrições para o concurso Avança Ideb

17/09/2019 11:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print Screen

Estímulo ao estudo e à criatividade são metas do concurso

As inscrições para o concurso de slogan com logomarca e grito de guerra "Avança Ideb" foram prorrogadas até sexta-feira (20). A programação, que está movimentando as escolas municipais, é direcionada a estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade. O público-alvo do concurso são as turmas em que será aplicado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb-antiga Prova Brasil). A avaliação está prevista para os dias 14 e 25 de outubro, nas escolas municipais. Os alunos e turmas selecionadas terão os gritos de guerra e slogans divulgados em projetos pedagógicos da Secretaria de Educação. Além de despertar habilidades, talento e expressão oral dos alunos, o concurso também tem como objetivo incentivar a vontade de estudar.

A escola que quiser participar do concurso deve enviar formulário de inscrição para o endereço eletrônico livro.macae@gmail.com ou comparecer com a ficha que está disponível no portal www.ntmmacae.com. Os interessados devem ir à sala da Superintendência de Ensino Fundamental, que funciona na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo.

Cerca de 20 cadastros já foram computados. Entre as escolas participantes está o Ciep Leonel de Moura Brizola (Barra). De acordo com a diretora, Eliane Araújo, o concurso "Avança Ideb" promete agitar o espaço escolar. "Os alunos estão se dedicando às aulas e também se preparando para fazer uma verdadeira festa durante o dia especial da programação 'Avança Ideb'", contou.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, esta é a forma de valorizar o ensino. "Percebemos o empenho dos estudantes e educadores nas aulas, no reforço e outras atividades pedagógicas, como o concurso de slogan e grito de guerra. Todos os envolvidos nestas ações estão de parabéns", ressaltou.

Para o concurso foram definidos os seguintes critérios: produção individual do slogan, com frase curta de fácil memorização e uma logomarca (desenho). Já a elaboração do grito de guerra deve ser coletiva com no máximo cinco estudantes. Os alunos deverão criar um grito de guerra com a sigla Ideb e também enviar vídeo para o email livro.macae@gmail.com.

A sigla Ideb é obrigatória e cada escola poderá enviar um trabalho por ano de escolaridade. A divulgação dos resultados será ainda neste mês de setembro. Todos os trabalhos passarão pela avaliação da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica (Semaeb), que vai avaliar os quesitos originalidade, criatividade e coerência, conforme o tema do concurso. Os alunos e turmas selecionados terão os gritos de guerra e slogans divulgados em projetos pedagógicos da Secretaria de Educação.

A premiação, cuja data ainda será divulgada, contará com entrega de certificados e homenagens aos vencedores. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone (22) 27996-1544.

Ideb analisa fluxo escolar e desempenho nas avaliações

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).