Prossegue campanha de vacinação antirrábica em Macaé

02/05/2016 15:40:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arquivo Secom

Meta é imunizar 23 mil animais até julho deste ano em todo o município

Cerca de quatro mil animais já foram imunizados contra a raiva na campanha de vacinação antirrábica, que começou na última terça-feira (26), na Região Serrana de Macaé. Dando sequência à ação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará, nesta semana, nas localidades de Bicuda Grande, Bicuda Pequena e Frade, de 9 às 16h. A proposta é vacinar, em média, 23 mil animais até julho deste ano em todo o município.

A campanha ocorre todos os anos e atua para conscientizar a população contra a raiva - doença viral transmitida pela mordida de animais, que em contato com humanos, pode levar a óbito. Oferecida gratuitamente, a vacina é destinada aos cães e gatos a partir dos quatro meses de vida.

A orientação do CCZ é de que os animais doentes, em tratamento e debilitados, devam aguardar a recuperação. O mesmo vale para as fêmeas que estejam prenhas. Os proprietários de cães devem levá-los presos em guias, e os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, para evitar acidentes. É importante que a vacinação seja feita anualmente e que os responsáveis verifiquem qualquer tipo de sintoma ou comportamentos diferentes nos bichos de estimação.

Em caso de mordida por um desses animais, é necessário lavar o local machucado, procurar uma unidade de saúde mais próxima e isolar por até dez dias o animal infectado. Os telefones para mais informações são: 0800-022-6461, 2772-6461 e 2796-1186.



Cronograma de vacinação na Região Serrana


  • Segunda-feira: 2/5 - Bicuda Grande (em frente ao posto de saúde);

  • Terça-feira: 3/5 - Frade (praça principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante);

  • Quarta-feira: 4/5 - Frade (praça principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante);

  • Quinta-feira: 5/5 - Frade (praça principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante).

  • Sexta-feira: 6/5 - Bicuda Pequena (em frente ao posto de saúde).


Fotos Relacionadas