Prosseguem inscrições para curso do Ministério Público do Trabalho em Macaé

13/09/2019 10:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, somente via Internet, no site do Centro de Formação

Continuam abertas as inscrições para o curso “Escolas: ambientes de trabalho e de vida saudáveis e seguros”, que acontecerá no próximo dia 16, na Cidade Universitária. A realização é do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, somente via Internet, no site do Centro de Formação.

O curso será realizado uma vez por mês, com quatro encontros até dezembro, sendo duas turmas por dia, no turno da manhã, das 8h ao meio-dia e, à tarde, das 13h às 17h, sempre às segundas-feiras, com base no seguinte cronograma: além de 16 de setembro, também nos dias 7 de outubro, 11 de novembro e 2 de dezembro.

Serão abordados os seguintes assuntos: “Saúde e segurança: um valor inalienável”; “O trabalho como segunda identidade”; “Cipa nas escolas”; “Saúde, segurança e acessibilidade”. A mediação será feita pela procuradora do Trabalho, Luiza Zimmermann, mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); a psiquiatra e médica do trabalho Maria Christina Menezes; o técnico em segurança Orlandino dos Santos; e o chefe da seção de Segurança e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, auditor fiscal e médico do trabalho, Narciso Guedes.

Orlandino vai falar da sua experiência como idealizador do projeto Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nas Escolas (Cipa nas Escolas), em Duque de Caxias, e do projeto de lei, também de sua autoria, que instituiu o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas através da Lei Federal nº 12.645/2012. As atividades do curso serão presenciais com duração total de 20 horas.

O Ministério do Trabalho e a Prefeitura de Macaé são parceiros em outros eventos, como o Seminário Abril Verde, realizado este ano, também na Cidade Universitária, junto com a Secretaria de Educação, com debates sobre saúde e segurança no trabalho.

Este curso será dado por meio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio. Ele oferece atividades de formação continuada para os profissionais da Educação e está sediado na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e o cronograma está disponível em seu site e também é divulgado no Portal da prefeitura.

Clique aqui e faça sua inscrição.