Protocolo online tem adesão de internautas

06/08/2020 12:10:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Print screen

Cidadão pode abrir requerimento sem ter que sair de casa

A Prefeitura de Macaé disponibiliza em seu portal o link http://sistemas2.macae.rj.gov.br:85/protocolo/requisicao/login para que cidadãos façam solicitações e requerimentos ao poder Executivo. Trata-se do Protocolo Online. Ao acessar o link, o internauta faz um cadastro e também acompanha o andamento de seus processos.

A ideia da Secretaria de Ciência e Tecnologia, por meio da Coordenação de Tecnologia da Informação, é promover rapidez e acesso na abertura dos processos, sem a necessidade de contato presencial, como forma de prevenção à proliferação do coronavírus. O sistema pode ser acessado por celular ou computador e permite a abertura de diversas solicitações ao poder público.

O requerente deve seguir as orientações do sistema e anexar toda a documentação necessária, conforme o assunto. O solicitante poderá acompanhar especificamente seus pedidos em um painel restrito com usuário e senha cadastrados. Assim, as consulta e solicitações estão disponíveis a qualquer momento.

Segundo a coordenação de Tecnologia da Informação, a intenção de criar esse mecanismo para a abertura de processos online foi motivada pela quarentena, quando a prefeitura e as empresas precisaram implantar o sistema home office de trabalho, e os cidadãos precisavam resolver suas questões junto ao poder público municipal. "Verificamos a necessidade e criamos o protocolo online. Através da equipe interna de TI da prefeitura começamos a programar e rapidamente colocamos o sistema no ar, que já atende um número grande de processos", destacou a coordenação.

O sistema representa uma mudança na forma de trabalho da prefeitura, em relação a protocolos, dando mais conforto para o cidadão. Podem ser abertas solicitações por cidadãos, pessoa jurídica e servidor público.

Todo requerimento enviado é analisado pela equipe do Protocolo Geral e identificado com número do Protocolo Geral do Município. O solicitante recebe um e-mail com o status de sua solicitação a cada movimentação do processo.

O acompanhamento dos pedidos está disponível no site da prefeitura, no portal da transparência e no MacaéApp.