Prova Brasil começa a ser aplicada nesta segunda-feira

23/10/2017 16:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Cerca de cinco mil estudantes farão a prova até o dia 31

Segue até terça-feira (31) a aplicação da Prova Brasil na rede municipal. Considerada importante termômetro da Educação a avaliação nacional da Educação Básica vai abranger um total de 66 escolas municipais, conforme a agenda de cada unidade. A avaliação, que acontece a cada dois anos, será direcionada para cerca de 5 mil estudantes e acontece em escolas públicas e privadas junto às turmas do 5° e 9° ano. A novidade desta edição é a participação dos alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Natálio Salvador Antunes (região serrana) e Colégio Aplicação (CAp). Diante da Prova Brasil, pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país e ainda identificar fatores, que possam interferir no desempenho do aluno.

O resultado da Prova Brasil é um dos componentes utilizados no cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que, ao utilizar outros fatores no cálculo, define uma nota que pode ir de 0 até 10 para as escolas, cidades, estados e para o Brasil. A previsão é que o resultado final seja divulgado em agosto de 2018. Nesta segunda-feira (23), a Escola Municipal Amil Tanos (Morro Santana) aplicou a prova. Um total de 185 estudantes do 5º ano participaram da avaliação. Entre os estudantes estavam Caio Mateus de Sacarlos,12 anos e Pâmela da Silva Mota, de 10 anos foram os primeiros a terminar a avaliação.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a Prova Brasil tem como principal finalidade avaliar a qualidade do ensino do país."As informações coletadas na Prova Brasil visam subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas, municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualificação da educação brasileira", ressalta.

Os alunos elogiaram a prova. "Gostei muito da prova, principalmente do texto e das perguntas de Português", contou Caio. Também animada, a estudante Pâmela da Silva Mota disse que a prova de Matemática foi a melhor. "Depois que comecei a jogar xadrez na escola, melhorei muito em Matemática e na concentração", conta. Para o diretor adjunto, Luis Carlos Pereira, a Prova Brasil é uma importante avaliação para toda a comunidade escolar. "A avaliação contribuí para detectarmos os avanços e dificuldades no ensino", comenta.

Ainda nesta segunda-feira (23), o Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros) realizou a prova. Um total de 88 estudantes fizeram parte da avaliação. De acordo com a diretora, Simone Carvalho, para aplicação da prova a escola contou com simulados desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) e outras atividades preparatórias com apoio da equipe do Ensino Fundamental da rede municipal.

Aplicação - Na rede municipal, a prova será aplicada para 109 turmas sendo 66 no turno da manhã e 43 no turno da tarde. Os alunos respondem a um caderno com quatro blocos com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Para aplicação da prova, a Secretaria de Educação mobilizou profissionais e estudantes. A intenção foi sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância da prova, que tem o objetivo de melhor acompanhar o processo ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando professores e gestores.

Entre as escolas que se mobilizaram está o Colégio Municipal Botafogo. Segundo a diretora, Luiziana Simões, aconteceu uma conscientização dos estudantes e profissionais sobre a importância da prova. Além disso, a unidade realizou simulados específicos, que segundo a diretora vão facilitar a realização de provas específicas para o Instituto Federal Fluminense (IFF), Colégio Aplicação (CAp) e futuramente Enem. "A Prova Brasil aponta os caminhos da Educação do Brasil. A prioridade é garantir a aprendizagem do aluno", comenta. Outra escola é Samuel Brust (Barra). Segundo a diretora Cláudia Matos no ano letivo de 2016 foi elaborado um projeto estratégico com simulados e diálogos com alunos, pais e responsáveis. "O apoio da família e dos profissionais da escola foram essenciais", observa.

Mais sobre a Prova - As médias de desempenho nessa avaliação também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Diante da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

Com base nos índices e nos resultados de aprovação das escolas é calculado o índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB). Com isso, o IDEB mede a qualidade da educação no Brasil por meio da combinação do nível de conhecimento dos estudantes com porcentagem de aprovação dos alunos. Além desses indicadores, o IDEB também considera relevantes dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série .

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são testes para diagnóstico, em escala, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep/Mec).