Prova para Bolsa Estágio será domingo na FeMaSS

24/04/2015 15:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

A confirmação da inscrição é feita na Secretaria de Administração, muitos candidatos deixaram para a última hora

Dois 1.120 candidatos que imprimiram o formulário de inscrição para o programa Bolsa Estágio 2015 da Prefeitura de Macaé, até o dia 20, a maioria deixou para efetivar a inscrição nesta última semana. Apenas até às 15h desta sexta-feira (24), último dia para apresentação da documentação ao setor responsável da Secretaria de Administração, mais de 150 candidatos já haviam aberto protocolo. A prova será realizada no domingo (26), com início às 8h30, na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros. O candidato deverá chegar ao local da prova com a antecedência de uma hora, munido somente de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e do documento de identidade original com foto. Os organizadores advertem que não será admitido ingresso no local da prova após o horário fixado para seu início e que, portanto, é recomendado conhecer com antecedência o percurso.

Essa prova, composta por 30 questões objetivas, é a única etapa do Processo Seletivo 2015 e tem caráter classificatório para formação de cadastro reserva. O tempo disponível para a realização do exame é de quatro horas. Os conteúdos programáticos das disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Resolução de Problemas Matemáticos estão disponível no Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br).

Oportunidade

Por meio do programa Bolsa Estágio, a prefeitura, além da prática, oferece aos estudantes de nível superior dos cursos de Medicina e Odontologia, bolsas de dois salários mínimos. Para os alunos dos demais cursos, um salário e meio; e para os de nível técnico (médio) ou profissionalizante, um salário. A carga horária semanal é de 20 horas, não podendo ultrapassar quatro horas diárias. Para o estudante do 9º período de Psicologia da UFF/Rio das Ostras, morador do Parque Aeroporto, Christian dos Santos, 23 anos, a bolsa é "um grande estímulo", mas o enriquecimento profissional é bem mais significativo.

- Participei do programa, no ano anterior, como integrante da equipe Multiprofissional de Apoio a Aprendizagem da Secretaria de Educação e pretendo continuar no Bolsa Estágio. Toda a prática, a experiência que adquiri na Secretaria, me enriqueceu muito mais que as aulas -, disse Christian, que talvez opte em atuar profissionalmente na educação.

Também o estudante do 3º ano do Ensino Médio e do último do Técnico em Automação, morador do bairro Ajuda de Baixo, Rafael Rezende Ferraz, 17 anos, busca o programa, não somente pela bolsa oferecida, mas pela oportunidade de aprender mais.

- O Bolsa Estágio é uma oportunidade de aprendizagem, de adquirir mais conhecimentos práticos e de ter novas experiências. E também a bolsa seria uma ajuda para eu dar continuidade a minha formação, porque pretendo cursar Engenharia Mecânica. Eu poderia atuar, na prefeitura, na área técnica, em mecânica, eletrônica e informática. Também iria colaborar -, pontuou Rafael.

Credibilidade

O Processo Seletivo 2015 do Programa de Estágio Remunerado na Administração Pública Municipal integra, com o do Nova Vida e do Residência Médica, o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) da Secretaria de Administração. Todo o processo de informatização e de seleção é realizado pela prefeitura, eliminando contratações de terceiros e, assim, reduzindo custos. Desde que o programa passou a ser implementado, há dois anos, aproximadamente 5 mil candidatos já passaram por ele. O programa, além de oferecer maior comodidade aos usuários, registra 100% de eficiência.

Pela internet, por meio do Portal da Prefeitura, o candidato tem ainda acesso ao cronograma do edital. A divulgação preliminar no gabarito acontecerá no próximo dia 27; o resultado provisório, no dia 30. Os candidatos terão do dia 30 ao dia 5 de maio para apresentação de recursos quanto a discordâncias do resultado. A listagem final será publicada no dia 8 de maio. Os aprovados, por ordem de classificação, poderão ser convocados para estagiar de acordo com as necessidades da administração pública, sendo respeitados os percentuais de 5% de vagas destinadas às pessoas com necessidades especiais. A convocação será feita por meio de telefone e e-mail informados no ato da inscrição, ou por telegrama. Caso não seja possível realizar o contato no prazo máximo de 48h, será convocado o próximo candidato, seguindo a ordem de classificação.


Fotos Relacionadas