Prova para o Colégio de Aplicação é neste domingo

25/10/2019 15:04:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Cidade Universitária receberá os 1.355 candidatos inscritos para o processo seletivo

Os 1.355 candidatos inscritos para o processo seletivo de admissão ao Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, para 2020, farão as provas neste domingo (27), das 9h às 13h, na Cidade Universitária. Eles terão de responder a 40 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, além da prova de Redação. O gabarito será divulgado na segunda-feira (28), no Portal da Prefeitura, onde também está disponível a lista com os nomes dos inscritos, número de inscrição, bloco e salas onde farão as provas. Estão sendo oferecidas 100 vagas para o Ensino Médio 2020.

Os candidatos devem apresentar, na entrada, o documento de identidade (RG) original, com data de validade ativa, e o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, indispensáveis para a sua identificação; e caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

A Comissão Organizadora, composta pela equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, orienta que os candidatos devem chegar ao local da prova com antecedência, às 8h, para terem tempo suficiente para procurar a sala onde farão a prova. O acesso ao local de realização da prova será fechado às 8h45, impreterivelmente, o que impossibilitará a entrada do candidato a partir desse horário, seja qual for o motivo do atraso.

Para o processo seletivo valem as regras do Edital nº 05/2019, também disponível no Portal da prefeitura. Não será permitido aos candidatos utilizarem, nos locais de prova, em nenhum momento, celulares, smartphones, tablets, pagers, relógios, Ipods, calculadoras ou qualquer outro equipamento eletrônico. Durante todo o tempo em que permanecer no local de provas, o candidato deverá manter o celular desligado, sendo permitido ligá-lo somente após ultrapassar o portão de saída do prédio. O candidato só pode sair da sala após uma hora do início das provas e, em caso de saída antes desse tempo, o mesmo será eliminado do processo seletivo. O candidato só poderá levar seu caderno de questões após três horas do início da realização da prova.

O total de inscritos foi recorde em relação ao último certame quando se inscreveram 1.019 candidatos, em 2019. As vagas destinam-se aos candidatos que, em 2019, tenham ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II e sejam aprovados sem dependência. Oitenta por cento das vagas são destinadas a alunos que cursaram o 8º ano e estejam cursando o 9º ano, ambos na rede pública municipal de ensino de Macaé, ou tenham cursado os dois anos também na rede pública municipal de Macaé. Os 20% restantes são para os demais candidatos.

O CAp funciona em horário integral e a seleção é anual, feita por meio de edital público. O secretário de educação Guto Garcia lembra que em 2020 o CAp fará 10 anos de fundação e passará a funcionar na Cidade Universitária, mantida pela Prefeitura de Macaé. Atualmente, o colégio funciona à Alameda Raimundo Corrêa, 151, Bairro Novo Cavaleiros. O colégio tem, atualmente, 204 alunos de 1ª à 3ª séries do Ensino Médio e 36 professores, além de servidores técnico-administrativos. "O colégio acumula resultados positivos em todas as esferas: municipal, regional, estadual e nacional e tem índice de cerca de 65% de aprovação de alunos em universidades públicas e privadas", pontua.