Provas do Programa Bolsa Estágio serão realizadas dia 5 de maio

24/04/2013 14:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

A Prefeitura de Macaé iniciou nesta quarta-feira (24) o envio das confirmações de inscrição dos candidatos ao Programa Bolsa Estágio. As provas serão realizadas no dia 5 de maio, das 9 às 13 horas, na Cidade Universitária.

Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência no local divulgado, munidos de documento com foto, o protocolo de inscrição e caneta preta ou azul. Os candidatos que não tiverem recebido a confirmação devem se encaminhar à Cidade Universitária no dia da prova, onde poderão conferir a sala que farão a avaliação.
No total foram disponibilizadas cerca de 20 salas de aula para a aplicação do teste. Cerca de mil estudantes se inscreveram no programa. Além de e-mails, a prefeitura também enviará a confirmação via mensagem de celular.
O gabarito preliminar será divulgado no dia 6 de maio. O resultado sairá no dia 15 de maio e os recursos poderão ser encaminhados até o dia 17 de maio. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 do mesmo mês.

O Exame de Seleção consistirá em única etapa, de caráter classificatório, contendo uma prova escrita, composta de 50 questões objetivas, sendo 20 questões de Português, 20 questões de Matemática e dez questões de conhecimentos gerais. Cada questão valerá dois pontos. O tempo disponível para a realização da prova será de quatro horas.

As vagas serão destinadas ao cadastro de reserva do município e, na medida em que surgirem vagas, poderão ser convocados a estagiar, por ordem de classificação, os candidatos aprovados, de acordo com as necessidades da administração pública, considerando-se os percentuais destinados aos candidatos portadores de deficiência.

Os estágios terão validade até 30 de novembro deste ano, podendo ou não ser renovados, de acordo com a Lei Municipal nº 2.853/2006. A carga horária semanal será de 20 horas: quatro horas diárias compatíveis ao horário escolar dos estagiários.

Os aprovados devem estar matriculados e frequentando regularmente, no mínimo, o primeiro semestre do penúltimo ano do curso de nível superior, técnico de 2º grau ou profissionalizante, vinculado ao ensino público ou particular. Também devem apresentar comprovação de residência em Macaé, comprovante de votação na última eleição (comprovação de pleno gozo dos direitos políticos) e apresentação de currículo e de histórico escolar atualizados.
Os aprovados serão convocados, por ordem de classificação do exame de seleção, quantos forem necessários para atender às necessidades da administração pública municipal, considerando o percentual de 5% (cinco por cento) destinado aos candidatos beneficiários da cota referente ao deficiente físico. Estagiários de Medicina e Odontologia vão receber dois salários mínimos. Para as outras áreas de nível universitário, o valor é de um salário e meio e, para os cargos técnicos, o valor será de um salário mínimo.
O Exame de Seleção de Estagiários terá validade de um ano, a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da secretaria de Administração.
Na hora em que conseguir a vaga, o estudante assina o Termo de Compromisso Individual junto ao governo municipal com a interveniência obrigatória da instituição de ensino. A partir da assinatura do termo é que o estágio será firmado.

O local da prova está situado à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 Granja dos Cavaleiros. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelos telefones (22)2762-2364 e (22)2772-0350 r242.

DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS:

LÍNGUA PORTUGUESA:
- Tipologias: descrição; narração; argumentação; injunção;
- Gêneros: composição típica dos enunciados; suportes; função social; graus de formalidade;
- Perspectivas enunciativas: quem enuncia, a quem enuncia, espaço, tempo; vozes; modalização;
- Polifonia e intertextualidade: reformulação, paráfrase, paródia, citação; diálogo, discurso relatado; inferência, pressuposição e subentendido;
- Métodos de argumentação: indução e dedução; dialética;
- Formas de articulação de ideias: fato, opinião; causalidade; conclusão; comparação; exemplificação; enumeração; generalização, particularização; gradação, ênfase; contra-argumentação;
- Procedimentos de coesão e coerência: anáfora, catáfora, dêixis; substituição, designação, elipse; uso de conectores; condições de interpretabilidade;
- Relações semânticas: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia; metalinguagem; conhecimento lexical, expressões idiomáticas, formação de palavras; metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, antítese, eufemismo, ironia;
- Usos do verbo: tempo, modo, aspecto, voz; formas afirmativa, interrogativa e negativa;
- Elementos não verbais: relação entre o verbal e o não verbal; imagens; recursos gráficos e tipográficos; sentidos da pontuação aspectos literários;
- Natureza dos textos: o poético; o narrativo; o dramático;
- Representações da realidade: efeito de real; verossimilhança externa e interna;
- Elementos da narrativa: construção de personagens; narrador, foco narrativo, índices narrativos; representações do tempo e do espaço;
- Recursos estilísticos: seleção e combinação de palavras; formas dos vocábulos; efeitos sonoros; figurações e imagens; representações da variabilidade linguística.

BIBLIOGRAFIA:
CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira. São Paulo: Atual, 2011.
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
PLATÃO, Francisco Savioli, & FIORIN, José Luiz. Para Entender o Texto. São Paulo: Ática, 2008.

MATEMÁTICA:
Números Reais: conceito e operações; Relações de proporcionalidade; Figuras semelhantes; Relações métricas no triângulo retângulo; Sólidos geométricos: Poliedros e não Poliedros; Razões trigonométricas no triângulo retângulo; Equação da reta; Equação do 2º grau; Equação da circunferência; Perímetro e área de figuras; Porcentagem; Função polinomial do 1º grau; Progressão aritmética e geométrica; Função polinomial do 2º grau; Função exponencial; Função logarítmica; Funções trigonométricas; Sistemas e matrizes; Permutação, arranjo e/ou combinação simples; Probabilidade.

BIBLIOGRAFIA:
DANTE, Luis Roberto. Matemática, volume único. 1ª edição. São Paulo: editora Ática; 2008.
IEZZI, Gelson e outros – Matemática, volume único. 1ª edição. São Paulo: Atual editora; 1997.
PAIVA, Manoel. Matemática, volumes 1, 2 e 3. 1ª edição. São Paulo: editora Moderna; 2009.

CONHECIMENTOS GERAIS:
História do tempo presente: de Sarney aos dias atuais; Movimentos sociais; Cidadania e direitos no Brasil; Diversidade cultural; A questão ambiental; Os problemas ambientais; Consumismo e meio ambiente; Fontes de energia; Produção de energia no mundo e no Brasil; Urbanização brasileira; Movimentos migratórios no Mundo e no Brasil; Estrutura da população brasileira.

BIBLIOGRAFIA:
TOMAZZI, Nelson Dalcio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2011.
VAINFAS, Ronaldo et al. História – o mundo por um fio: do século XX ao XXI. São Paulo: Saraiva, 2010.
SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010. Vols. 1 e 3.