Provas do vestibular FeMASS serão neste domingo

06/12/2018 11:33:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

Cidade Universitária sedia avaliação das 9h às 13h

Os 1.531 inscritos confirmados no processo seletivo da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) farão as provas objetiva e de Redação, neste domingo (9), com duração de quatro horas, das 9h às 13h, na Cidade Universitária, sede da faculdade municipal. A relação dos aptos está disponível no Portal da Prefeitura e o período para retirada do cartão de confirmação foi de 12 a 22 de novembro.

De acordo com o Edital nº 06/2018, o candidato inscrito pelo critério Enem que não se classificou dentro das vagas oferecidas deverá submeter-se, obrigatoriamente, às provas do processo seletivo, neste domingo, passando a concorrer a uma vaga junto com os candidatos inscritos na ampla concorrência. A prova objetiva constará das seguintes áreas do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Gramática e Literatura e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol); Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia; e Ciências Humanas e suas Tecnologias: História e Geografia.

A faculdade oferece 400 vagas distribuídas pelos seus quatro cursos de graduação, sendo 200 para o primeiro semestre letivo e mais 200 para o segundo. O gabarito será divulgado no dia seguinte às provas, na segunda-feira (10), a partir das 14h, no Portal da prefeitura. A relação dos classificados na prova objetiva estará disponível no dia 21 de dezembro e o resultado dos classificados na Redação será em 28 de janeiro de 2019, também a partir das 14h.

Conforme o edital do certame, “não será permitido aos candidatos utilizar nos locais de prova, em nenhum momento, celulares, pagers, relógios, Ipods, Ipads, calculadoras ou qualquer outro equipamento eletrônico”. Caso o candidato porte algum dos itens mencionados, antes do início das provas, deverá acomodá-lo(s) abaixo de sua cadeira, sob sua guarda e responsabilidade, mantendo o(s) aparelho(s) eletrônico(s) desligado(s). O candidato que for identificado utilizando quaisquer desses equipamentos, no local de prova, a qualquer tempo, será impedido de continuar realizando as provas.

A diretora da faculdade, Cláudia Leite, lembra que aptos a fazer a prova são os candidatos que efetuaram no prazo o pagamento da taxa de inscrição. A relação dos inscritos divulgada pela faculdade contém o número de inscrição, o nome do candidato, o curso, a língua estrangeira escolhida e o critério de classificação, a saber: aluno de escola pública, notas do Enem e demais vagas.

A distribuição de vagas e a forma de ingresso para cada um dos cursos estão descritas no dital. A FeMASS oferece as capacitações: Sistemas de Informação, Administração, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. A previsão é de que as aulas do primeiro semestre comecem no dia 11 de fevereiro. Os cursos oferecidos pela faculdade municipal são noturnos, a partir das 18h.

A Cidade Universitária, local da prova e sede da FeMASS, está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

FeMASS registra nota 4 no Enade

A faculdade municipal tem sido reconhecida pelo Enade com nota 4, padrão de ensino que chama a atenção dos estudantes. Recebe, a cada ano, pelo menos 400 novos alunos. Atualmente, tem 1.174 matriculados, sendo 441 em Engenharia de Produção, 361 em Administração, 263 em Sistemas de Informação e 109 em Matemática.

Já passaram pela FeMASS quase 4 mil alunos – até 2007 só havia o curso de Sistemas de Informação, iniciado em 2004. Os cursos de EP e ADM são os mais procurados, geralmente, com nove e cinco candidatos por vaga, respectivamente. A faculdade compartilha espaço, na Cidade Universitária, com a UFF e a UFRJ.