Próxima 'Quintas no Museu' será em fevereiro

23/01/2019 11:25:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Iniciativa abre as portas do Solar para diferentes manifestações culturais

A próxima edição do ‘Quintas no Museu’ será no dia 7 de fevereiro. Pela iniciativa, o Solar dos Mellos recebe a gastronomia ambulante da cidade, representantes do artesanato local e, sobretudo, curiosos sobre a história do município em visita guiada por historiador aos acervos. Novas ações no programa de 2019 estão previstas com a proposta de tornar o museu e a memória da cidade ainda mais atraentes.

"A agenda de todos os projetos será aberta na segunda semana de fevereiro e, no dia 21, a Secretaria de Cultura promove, no solar, a abertura do Carnaval da cidade com o tradicional ‘Baile de Máscaras’. A partir de março, uma nova ação agregará valor ao projeto ‘Quintas no Museu’, o ‘Encontro com a Memória Afetiva’", informou a diretora do museu, Viviane Chaves.

Educação em Empreendedorismo


A abertura da programação, no dia 7, em parceria com o Sebrae, visa oferecer Educação em Empreendedorismo no museu. A primeira oficina será a ‘Sei Clicar’, que vai mostrar as ferramentas fundamentais que a internet disponibiliza para a expansão de negócios. Em seguida virá, no dia 14 de fevereiro, a ‘Sei Planejar’, com o objetivo de assegurar os melhores resultados que atendam a expectativas e metas do microempreendedor. Depois serão a ‘Sei Comprar’, no dia 21 de fevereiro, que aborda sobre a relação com fornecedores, e a ‘Sei Vender’, em 28 de fevereiro, que apresentará conceitos de marketing e tratará da adequação dos produtos e serviços às demandas do mercado.

‘Encontro com a Memória Afetiva’

A nova proposta consiste em receber colecionadores de Macaé de vários tipos de documentos históricos: postais, anúncios de jornais, entre outros, inclusive fotografias raras e inéditas de fatos históricos da cidade.

"Estes colecionadores irão falar sobre as suas peças. São artigos muito importantes, entre eles alguns adquiridos em leilões. O colecionador Alfredo Manhãs será o primeiro a mostrar o seu acervo que será digitalizado. O convidado fará uma palestra comentando sobre o contexto do documento histórico que vai ser apresentado em Datashow ao público durante as tardes do ‘Quinta do Museu’. Algumas pessoas vão poder rever a sua história, outras irão para conhecer momentos da história da cidade, explica a produtora do Quintas, Cláudia Barreto.

O acervo digitalizado de cada colecionador passará a integrar o acervo permanente do Solar dos Mellos e, portanto, estará disponível para consulta pública e pesquisas. Isto será possível também devido a um outro novo projeto, o do site do Solar dos Mellos, que democratizará, através da internet, toda a coleção histórica da instituição. O lançamento do site está previsto para maio.

Mas além das novidades, os pedidos de “reprises” das oficinas de sucesso oferecidas no ano anterior, como a da tecelagem Círculo, serão atendidos e entrarão na programação de 2019.

Lugares de Memória - A partir da segunda semana de fevereiro também terão início os agendamentos para os projetos ‘Visita Guiada’ e ‘Lugares de Memória’, que integram o ‘Programa de Educação Patrimonial’ do município. A marcação de grupos em companhia de historiador, deverá ser feita pelo telefone 2759-5049.

Todas as atividades que acontecem no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro, são gratuitas.


Fotos Relacionadas