Qualificação: Cetep certifica 900 alunos nesta segunda-feira

07/06/2019 10:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Capacitação Básica em Soldagem é um dos 23 cursos oferecidos gratuitamente

Acontece na segunda-feira (10), a formatura de cerca de 900 participantes da primeira etapa dos 23 cursos gratuitos oferecidos pelo Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. A entrega de certificados será às 18h, no auditório da Cidade Universitária. Iniciada no mês de março, a programação de cursos realizada no Cetep-Centro, Cetep-Barra e Polo Cultural de Glicério foi presencial e on-line, com a abertura do curso de Assistente Administrativo EAD.

A oportunidade de receber o certificado na segunda-feira é motivo de orgulho e melhores expectativas no mercado de trabalho para os alunos. É o caso de Hilton da Cruz Faria, 19 anos, que participou do curso de Auxiliar Administrativo. O jovem que está concluindo o Ensino Médio e atua com vendas e produção de festas, explica que a capacitação foi um excelente aprendizado que vai ajudar na sua carreira. "Me surpreendi. Gostei bastante das aulas, dos professores e da turma. Aprendi muito e, com certeza, o curso vai ajudar no meu curriculum. Sou empreendedor. Quero fazer outros cursos no Cetep", conta.

De acordo com a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, é mais uma etapa cumprida. "Ficamos felizes em ver a dedicação, a garra e o empenho dos participantes dos 23 cursos. Nesta primeira etapa o sucesso foi a inovação do curso à distância em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM). Atendemos a demandas da população com oferecimento dos cursos de Técnicas Básicas de Designer de Interiores, Capacitação Básica em Soldagem, Assistente Administrativo EAD, Fundamento e Gerenciamento de Projetos e o de Taifeiro Offshore. A proposta é contribuir na formação de profissionais para atuar na geração de renda e qualificação profissional”, pontua.

Leandra lembra ainda que a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional está reforçando a grade de cursos para melhor atender os interesses dos candidatos e a demanda do mercado. Nesta segunda etapa de cursos, ampliamos os cursos on-line. São eles: Assistente de Operações de Logística Portuária; Marketing Digital semipresencial, além de Tutoria EAD em Ambiente Moodle, em parceria com a Universidade Livre. Também firmamos parceria com o Sindicato dos Cabeleireiro de Niterói com inovações no currículo dos cursos da área da beleza", destaca.

O secretário de Educação, Guto Garcia, destaca que no ano letivo de 2018, o Cetep atendeu cerca de 3 mil pessoas nos módulos. "Com duração média de três meses, as formações acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite. A qualificação profissional faz parte da gestão da educação como porta para o mercado de trabalho atendendo os alunos que buscam a atualização dos currículos e oportunidades profissionais", conclui.