Qualificação como ferramenta para geração de emprego e renda

11/05/2005 18:40:30 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Qual é o diferencial que faz com que algumas pessoas sejam contratadas e outras não? A resposta foi dada nesta quarta-feira (dia 11), aos participantes do Fórum de Palestras promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda (SEMTRE), na Incubadora de Cooperativas, no bairro da Ajuda de Baixo.

As palestras são realizadas em dois horários, às 10h e 16h. Nesta quarta, foi
abordado “Como se portar numa entrevista”, onde foram ressaltadas estratégias de marketing pessoal, personalidades dos empregadores e outros aspectos que são decisivos na hora da contratação.

A platéia foi formada por trabalhadores que estão atualmente fora do mercado de trabalho e buscam uma atualização. Ivanir Clem é moradora da Aroeira e tomou conhecimento das palestras através de uma sobrinha. Desempregada, espera poder, através das palestras, descobrir o que o mercado está exigindo.
“Quem sabe assim posso me preparar e conseguir um emprego com um bom salário”, disse.

Promover a qualificação profissional é a bandeira da SEMTRE, que tem elaborado vários projetos com esse foco, como ocorre com o Fórum de Palestras. Espera-se com isso fomentar a inclusão social, preparando o trabalhador para o mercado local.

Macaé é uma cidade que atrai a cada dia diversos trabalhadores que chegam em busca de uma oportunidade. No entanto, muitos acabam desiludindo com a realidade que encontram, já que a qualificação tem sido imposta pelas empresas como fator primordial. A secretaria, criada neste governo, tem trabalhado nesse sentido, fomentando a geração de trabalho e renda.

A SEMTRE irá até o final do mês promover diversas palestras ressaltando a importância da qualificação, as tendências e o perfil profissional solicitado pelo mercado, assim como dicas de como se portar numa entrevista de emprego. Para aqueles que não puderam comparecer hoje à Incubadora, terão uma nova oportunidade para assistir a mesma palestra nos dias 17, 19 e 25. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 2763-2424.

Confira a programação das outras palestras.

Motivação para o Trabalho
Palestrante: Sandra Barreto Camargo
Dia 12, 18 e 24 de maio

Educação é parte do teu sucesso
Palestrante: Roberio Fernandes Dias
Dia 12e 18 de maio

Com se portar numa entrevista
Palestrante: Herbert de Oliveira Ramos
Dia 17,19 e 25 de maio

Empregabilidade é uma questão de competência
Palestrante: Suzete Ferreira
Dia 17,19 e 25 de maio