Rede municipal prepara Encontro Municipal dos Profissionais da Educação

24/10/2014 17:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Jurandir Badaró

A expectativa é realizar cerca de 60 oficinas que abrangem enfoques quanto à Educação Básica

A rede municipal de ensino está traçando os últimos detalhes para o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe). O evento vai acontecer no dia 5 de novembro, em polos educacionais diferenciados como Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola e Ancyra Gonçalves Pimentel, entre outros. A intenção é promover um cronograma amplo de oficinas, em que os profissionais deverão optar pelo turno correspondente ao horário de atuação.

O EMPE tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão e formação, por meio de oficinas, que refletem o trabalho de diferentes profissionais da rede e outros convidados nas suas áreas de conhecimento. A expectativa é realizar cerca de 60 oficinas que abrangem enfoques quanto à Educação Básica.

O Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (EMPE), que teve a primeira edição no mês de fevereiro deste ano letivo, faz parte da proposta do Governo Municipal, que prioriza o aprimoramento, troca de experiências e de novos conhecimentos em prol da gestão democrática do ensino municipal e de um cenário pedagógico ideal para os educadores e estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e auxiliares de serviços escolares.

Horários - Para melhor atender aos participantes, a programação vai acontecer em dois momentos das 8h às 11h30, para os profissionais que atuam no turno da manhã e das 13h às 16h30, aos que trabalham no turno da tarde.

O Empe é uma programação que se consolidou no ano letivo de 2013 no calendário do ensino municipal. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, segue a finalidade de enfocar estratégias educacionais voltadas para formação continuada , que possam contribuir na qualidade do ensino. Ela observou ainda, que a previsão é que muitos desdobramentos sejam enfocados a partir da abordagem do tema do encontro.