Resiliência: novo tema do projeto "Leituras em Família"

15/07/2020 08:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com o novo tema "Resiliência", o projeto "Leituras em Família" segue neste mês de julho disponibilizando textos, músicas e vídeos voltados para população no período de distanciamento social. O material é exibido no YouTube e no blog www.educacaonaopara.com. A equipe da Coordenação de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica, que se reúne em videoconferências para definir os temas, apresenta nesta semana uma reflexão sobre resiliência "capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela, ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa".

Quem acessar o conteúdo verá como destaque a música de Melim; entrevista com textos dos professores de Medicina José Roberto Pretel Job e Nicoli Abrão Fasanella; poema de Cora Coralina; e vídeo de Helga Rodrigues, psicóloga, doutora em Saúde Mental, professora da Faculdade Salesiana de Macaé (FSMA) e pesquisadora do Laboratório de Psicologia de Trauma e Medo (LINPES/Universidade Federal do Rio de Janeiro). Na abordagem, Helga Rodrigues apresenta questões como a importância de ajudar crianças a crescer e ter mais resiliência, aprender com as crianças a superar crises e questões ligadas a acolhimento, afeto e pensamento positivo.

Segundo Larissa Rodrigues, coordenadora da equipe, o "Leituras em Família tem o objetivo de oferecer reflexões voltadas para temas atuais e dinâmicos, que possam contribuir com a sociedade neste período de pandemia. "São apresentados assuntos atuais com sugestões de livros, textos ou vídeos para realização de leitura interativa e dinâmica. No caso do assunto 'Resiliência', a equipe considera de extrema importância tratar do tema, pois nesta fase de dificuldades todos precisam ter resiliência, pensamentos positivos, solidariedade e menos cobrança de si mesmo", observa.

Conteúdos diversificados

Outros conteúdos que estão apresentados no projeto são "Saúde é coisa de todos", "Leitura interativa-um momento para conversar", "Empatia", "Interação e diálogos nos momentos de ansiedade", "Prevenção ao coronavírus", "Consumo consciente-uma reflexão em tempos de distanciamento social", "Atenção aos Idosos", "Prevenção e Solidariedade andam juntas" e "Relações Afetivas-Mídias Sociais".

O projeto também exibe a aba "Encontro de arte no momento de pandemia", em que o público pode interagir, enviar produções autorais como pintura, poesia, desenho, música e outros trabalhos artísticos para publicação na aba do projeto. As produções, sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico leiturasemfamilia.macae@gmail.com. O e-mail foi elaborado para receber sugestões e tirar dúvidas do usuário.