Responsabilidade Social faz surgir novas parcerias

29/09/2005 15:15:16 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Mais uma parceria que proporcionou uma oportunidade de qualificação para os jovens do Programa Sem Fronteiras. Nesta quinta-feira, eles participaram do curso de Prevenção e Combate a Incêndio, que somará aos jovens mais uma bagagem em seus currículos. A participação desses jovens foi possível graças a um acordo firmado entre a secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) e Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Industria do Petróleo e Afins (GEPS).

Segundo o secretário de trabalho e Renda, Claudio Bogado, essa é mais uma conquista para os alunos e mostra que o setor privado está ciente da sua responsabilidade social junto à comunidade.

O Sem Fronteiras é um projeto da secretaria de Trabalho e Renda que atende a 80 jovens, de 16 a 24 anos. A principal proposta do projeto é colocar o jovem no mercado de trabalho gerando assim o aumento da renda familiar. ”Queremos reduzir a alta taxa de desemprego nessa faixa etária”, diz Bogado.

Dentro do programa, os jovens recebem informações sobre apresentação pessoal, qualidade de vida e postura profissional. “O governo municipal tem o compromisso de intensificar o combate à exclusão social, e é esse um dos trabalhos desenvolvidos pelo Sem Fronteiras”, esclarece o secretário.

Nesse trabalho de inserir o jovem no mercado de trabalho, a Semtre tem procurado firmar parcerias e assim poder oferecer a esses jovens cursos de qualificação. “Alguns tiveram a oportunidade de fazer o curso de medição dimensional no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT)”, relatou Bogado. Outros estão inseridos no curso de informática, parceria da Ong Viva Rio e a empresa Serviços Marítimos Continental.

A seleção dos jovens para participarem dos cursos extracurriculares obedecem a uma avaliação feita pela equipe multidisciplinar . “Os jovens têm que ter um rendimento escolar satisfatório e assiduidade tanto no Programa quanto na escola”, conta o secretário. Para participar do Programa, o jovem tem que ter renda familiar inferior a três salários mínimos e estar matriculado na rede pública.