Resultado da seleção para Moradia Estudantil é divulgado

17/08/2018 17:22:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Edital suplementar prorroga inscrições para vagas remanescentes

Já está disponível no site da Prefeitura de Macaé o resultado da seleção para o Moradia Estudantil Temporária. Nesta primeira etapa, 22 estudantes universitários de três instituições de ensino superior instaladas no município foram contemplados. Um edital suplementar também foi divulgado nesta sexta-feira (17) a fim de preencher as vagas remanescentes. As informações estão disponíveis no site da prefeitura.

As instituições de ensino superior, através de seu diretor, interessadas em participar do processo seletivo para as vagas que não foram preenchidas, devem entregar formulário de proposta (anexo ao edital) para se inscrever na Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior (Cidade Universitária), no período de segunda-feira (20) ao dia 27 desse mês. A divulgação das vagas remanescentes será no dia 12 de setembro no site da prefeitura.

O projeto-piloto Moradia Estudantil Temporária vai atender universitários, que estudam em Macaé e não têm onde morar para fazer o curso de graduação. Para assegurar a vaga, os estudantes já selecionados e os respectivos diretores das IES deverão comparecer à Secretaria Acadêmica, nos dias 23 (quinta-feira ) e 24 (sexta-feira), das 8h às 12h, para assinatura do Termo de Compromisso do Discente e do Termo de Ciência do Regimento Interno, munidos dos documentos necessários listados no edital.

Com a seleção, a prefeitura pretende oferecer condições de moradia aos universitários em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, provenientes de cidades distantes de Macaé. Para serem atendidos, o interessados têm de ser maiores de 18 anos, estar matriculados em cursos presenciais das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, sediadas no município. Não puderam participar estudantes matriculados somente em disciplinas isoladas e aqueles que estejam cursando o último período da graduação.

O edital da Moradia Estudantil tem a finalidade de criar espaço amplo e democrático, promovendo a inclusão social e a democratização das vagas para todas as universidades públicas de Macaé. Outra proposta é contribuir com a permanência dos alunos nas universidades, criando um ambiente propício de convivência e estudo.

O aluno que possuir rendimento escolar abaixo da média da instituição, durante dois períodos consecutivos, será desligado do programa, sendo a sua vaga destinada ao estudante em lista de espera, entre outras normas regidas no edital.

Cronograma

20 a 27 de agosto – Prazo para encaminhamento da Carta de Interesse das IES Públicas fixadas na Cidade de Macaé;

31 de agosto - Divulgação do resultado de Seleção dos discentes à vagas de Residência Estudantil Temporária;

13 e/ou 14 de setembro de 2018 – Período de assinatura do Termo de Compromisso do Discente, bem como o Termo de Ciência e cumprimento irrestrito do Regimento Interno;

21 de dezembro de 2018 - Data-limite para entrega do Relatório de Acompanhamento Acadêmico do discente contemplado do período disponibilizado à vaga, impresso e assinado pelo discente e o Diretor da IES.