Resultado de concurso de slogan mostra criatividade e inovação

07/10/2019 13:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

No quesito slogan com logomarca a vencedora da turma de 5º ano foi Lorhaine Katarine e do 9º ano, Maria Eduarda Carvel Vieira

Com cerca de 60 inscrições e uma disputa acirrada, o concurso de slogan com logomarca e grito de guerra "Avança Ideb" já tem seus ganhadores. No quesito slogan com logomarca a vencedora da turma de 5º ano foi Lorhaine Katarine Gonçalves de Abreu (Ciep Municipalizado Maringá) com a logomarca e criação "Quem planta Educação colhe um Ideb melhor. Avança Ideb". Já do 9º ano a vencedora foi Maria Eduarda Carvel Vieira (Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar) com a logomarca e produção "Partiu. Melhor Ideb de Macaé".

O campeão do "grito de guerra Avança Ideb" foi da turma da Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa com os representantes Kaique da Conceição Silva, Kayki Pires da Silva Pereira, Leonardo da Conceição Horácio, Leonardo dos Santos Linclon e Kauê Oliver Ferreira de Souza. Eles criaram o grito vencedor "Aqui o mar beija areia morena. O Ideb vai subindo com a maré. Fica esperto e segue a dica. Educação e qualidade é Macaé. Nosso alvo é realista: Ideb na mira. Nós estamos lutando, cada vez mais ganhando. Faixa preta nós somos. E unidos nós estamos". Os alunos e turmas selecionadas terão os gritos de guerra e slogans divulgados em projetos pedagógicos da Secretaria de Educação. A premiação está prevista para a próxima sexta-feira (11), na Cidade Universitária, com entrega de certificados e homenagens aos vencedores.

Com o lema "Seja um aluno em evidência", o concurso contou com a participação de escolas da área central, bairros e região serrana. Conduzidos pelos professores, os alunos esbanjaram criatividade e talento. Todas as produções foram selecionadas por profissionais que atuam na Secretaria de Educação. Eles avaliaram critérios como originalidade, criatividade e coerência, conforme o tema do concurso. Os slogans tiveram que apresentar frase curta de fácil memorização com os objetivos da campanha e uma logomarca (desenho). Já a elaboração do grito de guerra teve que ser coletiva com no máximo cinco estudantes.

O concurso faz parte das ações que visam sensibilizar quanto à importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica ( Saeb 2019- antiga Prova Brasil), previsto para acontecer na rede municipal entre os dias 21 de outubro a 1° de novembro junto aos estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo do concurso "Avança Ideb" é despertar habilidades, talento e expressão oral dos alunos, além da vontade de estudar.

Outras atividades do "Avança Ideb" são monitoria dos alunos contemplados no programa, participação dos alunos no concurso de slogan com logomarca e grito de guerra "Avança Ideb", aulas de reforço e aprofundamento, realização de simulados específicos, além de visita da equipe do "Avança Ideb" nas escolas.

Na lista de medidas também estão reunião com pais dos alunos participantes, disponibilização de informações com descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) e sensibilização das turmas participantes. Também está previsto acolhimento e mobilização especial no dia da prova.

Outra atividade em prol do Ideb-2019 é a participação de alunos em simulados do Saeb. Já aplicado no mês de setembro, a previsão é que os próximos testes aconteçam no início de outubro. As turmas que apresentarem os melhores resultados vão ganhar um passeio para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) avalia o Ensino Fundamental e Médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com exames de Língua Portuguesa e Matemática. Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


Fotos Relacionadas