Resultado do Pré-Vestibular Social será divulgado na segunda-feira

17/01/2020 14:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin / arquivo

Pré-Vestibular tem como foco o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio

Será divulgado nesta segunda-feira (20), a partir das 12h, no site da prefeitura, o resultado dos candidatos classificados no Pré-Vestibular Social da Prefeitura de Macaé, que tem como foco o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram oferecidas 380 vagas para os turnos da manhã, tarde e noite. A lista dos candidatos inscritos foi liberada na última segunda-feira (13), no portal. A matrícula deve ser efetivada no período de 5 a 12 de fevereiro, no turno selecionado pelo aluno no ato da inscrição, ou seja, das 8h às 12h, das 13h às 17h ou das 18h às 21h.

O secretário de Educação, Guto Garcia, informa que a novidade deste ano letivo é que o curso terá a inserção de Inglês, exigido no Enem. O candidato, se menor, deve estar acompanhado pelo responsável legal e comparecer na Secretaria do Pré- Vest, que funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. A parte administrativa fica no segundo andar do prédio administrativo e as aulas acontecem no Bloco A, sede da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Devem ser fornecidos comprovante de escolaridade, documento de identidade e CPF (original e cópia) do aluno e do responsável se o candidato for menor, além de duas fotos 3x4, declaração de trabalho para os alunos que escolheram estudar à noite, além de comprovação de algum programa social, caso seja inscrito e comprovante de residência.

Será eliminado no ato da matrícula, o classificado que não comparecer na data da convocação, não comprovar escolaridade requerida, não apresentar declaração de trabalho e não comprovar a veracidade das informações prestadas.

A classificação vai seguir os critérios de alunos oriundos de escola pública ou bolsistas, alunos participantes de programas sociais, alunos que residem em Macaé e ex-estudantes que estudaram por um ano no pré-vestibular e que não evadiram. Como quesito de desempate será considerada a idade do aluno, dando preferência ao candidato com idade maior.

Após cinco dias depois do encerramento da matrícula, caso não haja preenchimento total das vagas, será realizada uma nova chamada referente ao cadastro reserva (considerando a listagem dos inscritos). As reclassificações serão efetuadas a partir das desistências, de acordo com número de vagas existentes. É considerada desistência o registro de casos como cinco faltas não justificadas consecutivas e dez ausências sem justificativas intercaladas dentro do mês.

Com o lema "Abrindo portas para universidade", o Pré-Vestibular Social, abrange a revisão dos conteúdos ministrados no Ensino Médio. "Antes de ingressar no curso, os alunos participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. No decorrer do ano são realizados simulados com moldes no Enem", destaca Guto Garcia.

De acordo com o coordenador, Reginaldo Moraes, o Pré-Vestibular Social é conhecido em toda a região por registrar um número expressivo de alunos aprovados em universidades do país. "Muitos dos alunos que já passaram pelo projeto ocupam posições de destaque nas listas de aprovação das provas de vestibular, não apenas do Estado do Rio de Janeiro, mas do Brasil”, observou Moraes.

Para facilitar a vida dos interessados, pela primeira vez no mês de dezembro, houve cadastro online com o recebimento de 1.400 inscritos.