Reunião define abertura da barra de Imboassica

04/10/2005 16:28:08 - Jornalista: Marilene Carvalho

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) se reuniram nesta segunda-feira, 4, com o representante da Serla, Alan Vargas, para definir o período mais adequado de fazer a abertura da barra da lagoa de Imboassica. A data da ação está pré-definida para o dia 15 de dezembro, mas a medida poderá ser antecipada se houver uma situação de emergência. Nesse caso, a abertura poderá ocorrer na segunda quinzena de outubro.

A recuperação do canal extravasor, a implantação do Projeto de Alinhamento da Orla (PAO), a instalação de barreiras de contenção de entulhos, e a retirada do excesso da vegetação exótica, como as taboas anciãs, são os pontos principais levantados na reunião. O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, vai aguardar o posicionamento do Nupem para definir junto com a Serla os procedimentos a serem adotados, visando diminuir os impactos ambientais que possam ocorrer com a abertura da barra da lagoa. A última intervenção foi realizada há quatro anos.

Convidado a fazer parte da discussão, o pescador-poeta Tio Jorge, contribuiu com o debate levando sua experiência sobre os aspectos naturais da lagoa e sua vivência em pesca artesanal. Segundo ele, o melhor período para a abrir a barra é durante a lua cheia ou lua nova, em virtude do desempenho das marés facilitarem o preenchimento do espelho d’água. “Temos que fazer uma parceria em prol de todos”, defendeu Tio Jorge, alertando que não adianta ficar apontando culpados, mas sim encontrar uma solução para sanear o problema das cheias.

Além da Serla, participaram da reunião representantes do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), Associação de Defesa da Lagoa de Imboassica (Adlim), Associação de Pescadores, Colônia de Pescadores e Consórcio MRA-5.