Reunião do Conselho Comunitário discute ações de segurança

31/01/2019 15:24:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: João Barreto

Encontro abordou assuntos sobre reforço da segurança pública na região central e serrana

A Secretaria de Ordem Pública participou nesta quarta-feira (30), à noite, de reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé (CCSP). O encontro foi realizado no Auditório da Cidade Universitária e contou com a presença do novo comandante do 32° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Henrique Oliveira, do secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, do presidente do CCSP, Vitor Hugo, e de representantes dos bairros Imbetiba, Frade, Glicério, Riviera, Bairro da Glória e Cavaleiros.

Durante o encontro foram abordados temas relacionados à segurança pública na região central e serrana do município, além do recebimento de demandas da sociedade e assuntos gerais.

"No ano passado realizamos ações integradas no município. Esse ano o objetivo é voltar a essa linha de trabalho, ainda mais agora que estamos recebendo veículos e equipamentos novos", explicou o secretário de Ordem Pública.

A Guarda Municipal recebeu, no dia 11 desse mês, 11 novas viaturas que vão reforçar a segurança do município. São nove carros da marca Voyage e duas picapes Fiat Toro. Já foi incluído no orçamento desse ano, a compra de 50 kits, contendo sparks (arma de choque), gel e espuma de essência de pimenta.

O comandante do 32º BPM, que assumiu o cargo no dia 19 desse mês, informou que uma questão preocupante é com o aumento do roubo de rua.

"É importante o registro na delegacia, com a hora e o local que aconteceu. Isso favorece a dar a direção do trabalho e a visão do que está sendo registrado. Estamos trabalhando para vencer a escassez de recursos. Vamos nos utilizar da sessão de análise criminal, aplicando o efetivo nos locais de alta incidência. Além disso, manter maior contato com a população pelas redes sociais. Já estamos com uma atenção especial e reforçando o policiamento nos bairros de Imbetiba, Cancela Preta, Praia Campista e Cajueiros", explicou o tenente-coronel André Henrique Oliveira.

De acordo com o comandante do 32º BPM, a unidade recebeu veículos Versa e Ranger, além dos Voyage e Gols que já atendiam as demandas. "Até junho teremos toda a frota com veículos novos. Temos seis municípios de abrangência e não vamos conseguir atender todas na plenitude, mas a vontade de acertar nós temos. Uma das nossas prioridades é a ação repressiva ao tráfico", completou.

O comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) da Guarda Municipal, Vitor Hugo, está à frente da presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé. Ele explicou que um dos objetivos esse ano é fazer reuniões itinerantes do conselho. A próxima está programada para o Bairro da Glória. "Nas reuniões discutimos com os vários atores a questão da prevenção em várias áreas de acordo com a mancha criminal", disse.


Fotos Relacionadas