Riverton articula manutenção do Pólo Universitário

10/03/2005 18:03:23 - Jornalista:

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) se reuniu em Brasília na quarta-feira (9) com o presidente do Conselho Nacional de Educação, Roberto Frota Bezerra, e com o presidente da Câmara de Educação Superior, Edson Nunes. O objetivo do encontro foi mostrar o projeto de implantação da Universidade Municipal de Macaé (UMM). Durante a reunião, o prefeito discutiu estratégias para a manutenção da universidade, que deverá ter investimentos mais elevados do que a própria construção do complexo. Riverton participa até esta quinta-feira (10) da Oitava Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios.

O presidente da FUNEMAC (Fundação Educacional de Macaé), Jorge Aziz e o vice-presidente da Fundação, Paulo Alexandre Adler, também participaram da reunião. De acordo com Riverton, foram discutidas formas de viabilizar, via parcerias, a manutenção dos cursos do pólo. “Conversamos sobre a perspectiva de conseguirmos manter parcerias com a iniciativa privada e com outras instituições de ensino superior para manter a Universidade Municipal de Macaé”, destacou.

Desta forma, o prefeito afirmou que pretende fazer parcerias por meio de universidades corporativas – empresas que viabilizam orçamento a partir da compra de cursos da universidade – para manter o complexo. “A universidade é um projeto para gerar qualificação da mão-de-obra local para atender a demanda do setor petrolífero e criar profissionais com conhecimento em áreas diversas para dar sustentabilidade ao município pós-ciclo do petróleo”, salientou Riverton.

Aziz informou que os presidentes do Conselho e da Câmara de Educação citaram exemplos bem-sucedidos de outras universidades do Brasil, para trocar informações sobre o projeto. “Nosso planejamento foi elogiado. Bezerra e Nunes disseram que se trata de uma excelente iniciativa e que o município está dando um grande avanço para o Estado do Rio de Janeiro”, comentou o presidente da FUNEMAC.

Riverton convidou Bezerra e Nunes para participarem do evento de assinatura de construção da UMM – a primeira universidade do Estado do Rio de âmbito municipal - com a empresa responsável pelas obras no próximo dia 18, às 15 horas, no Macaé Centro. Eles confirmaram ao prefeito que estarão em Macaé nesta data, quando farão uma inspeção técnica ao município. “Avaliamos de forma positiva o encontro e estamos convictos da importância da universidade para qualificar o cidadão macaense com conhecimento acadêmico voltado para o desenvolvimento e a sustentabilidade da cidade”, assinalou.

Macaé terá Escola Técnica Agrícola

O prefeito também está em fase de negociação para implantar a Escola Técnica Agrícola de Macaé com o objetivo de qualificar a mão-de-obra local com novas tecnologias de uso de solo e agressiva abordagem da agricultura orgânica e agropecuária. Outro projeto que está avançando é a criação da Escola Técnica de Informática.
Riverton lembrou que uma das parcerias a serem estabelecidas é a implantação do curso de medicina, entre a UMM, prefeitura e Universidade Estadual do Norte Fluminense(Uenf). Hoje, já existe parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), prefeitura e Petrobras para o desenvolvimento de pesquisas ecológicas, que constitui o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé.

Dentro da parceria, a Petrobras viabiliza logística para pesquisa, a UFRJ disponibiliza recursos humanos da área acadêmica e a prefeitura fornece logística para instalação e dá apoio administrativo.De acordo com o prefeito, a administração vai criar também o Museu da Ciência, junto com o Núcleo de Pesquisas Ecológicas – a prefeitura já cedeu a área para o museu.