Às vésperas do Carnaval, Serviço de Hemoterapia recebe doadores

14/02/2020 10:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Mauricio Porão

Durante a folia, a demanda por bolsas aumenta devido ao crescimento do número de acidentes de trânsito

Com a proximidade do Carnaval, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM) reforça a importância da doação de sangue. Nesta época, o maior desafio é manter o estoque de todos os tipos de sangue, levando em conta a média de 18 doadores por dia no município. Durante a folia, a demanda por bolsas aumenta devido ao crescimento do número de acidentes de trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, a redução nos estoques disponíveis pode chegar a 20%.

A atendente e estudante de Enfermagem, Camila Neves, 22 anos, realizou sua primeira doação de sangue nesta quinta-feira (13). “Sempre tive a vontade de doar, mas acabava não vindo. A iniciativa é importante para salvar vidas, além de ser um ato de amor”, frisou.

A gerente de Captação de Doadores, Rosangela Murta, destaca que o SMHM está com a doação abaixo da média. Nas últimas semanas, em média, 13 pessoas procuraram, diariamente, o espaço para realizar a doação, porém, o ideal são 18. Além de Macaé, o banco de sangue também abastece cidades como Quissamã e Conceição de Macabu. O tipo de sangue mais utilizado é O+ e todos os outros com fator negativo.

“A sensibilização é necessária o ano inteiro, por isso, é importante que as pessoas continuem doando. Pessoas em boas condições de saúde podem comparecer à unidade e, após uma triagem, realizamos a captação”, destacou Rosângela.

Os requisitos para ser um doador de sangue são: documento de identidade; estar bem de saúde; ter entre 18 e 60 anos; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para AIDS; não ser usuário de drogas; não estar grávida e nem amamentando.

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30. O telefone para contato é (22) 27961756.


Fotos Relacionadas