Sábado será dia de limpeza na Lagoa de Imboassica

02/12/2005 12:17:34 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em uma ação integrada com a Ong Amigos e Defensores da Lagoa de Imboassica (Adlim) e associação de moradores de bairros do entorno da lagoa, estarão mobilizados neste sábado, dia 3, para realizar um mutirão de limpeza que deverá reunir cerca de 60 pessoas. O grupo começará o trabalho no Mirante, seguindo pela margem até à barra da lagoa.

De acordo com o presidente da Ong Amigos e Defensores da Lagoa de Imboassica, Henrique Emery, a mobilização é importante para que mais pessoas se conscientizem sobre os problemas que agravam a situação da lagoa, entre eles, o lançamento de todo o tipo de resíduo no corpo hídrico, como papelão, embalagens plásticas, vidro e até móveis velhos. Durante o mutirão de limpeza o lixo será retirado manualmente pelos integrantes do grupo, que convidam a todos que queiram participar da ação.

Para o biólogo da Semma, Guilherme Sardenberg, a participação no movimento será importante para as pessoas se inteirarem sobre o que está sendo feito pelo poder público em defesa da lagoa. Entre as ações em andamento está a execução do Plano de Alinhamento de Orla (PAO), que irá determinar nos próximos anos os momentos adequados de aberturas de barra. De antemão, ele informa que a prefeitura pretende realizar a dragagem da lagoa, além de construir no ano que vem uma estação de tratamento de esgoto para funcionar em caráter provisório até que a ETE Virgem Santa fique pronta.