Samba e ação social marcam o Dia Nacional do Samba em Macaé

28/11/2014 15:57:00 - Jornalista: Equipe Secom/Assessoria Liecam

O Dia Nacional do Samba será comemorado na próxima terça-feira (2). Em Macaé, a data será marcada pela realização de ações sociais. A programação será promovida a partir das 14h, na Praça Veríssimo de Mello. Serão oferecidos serviços como corte de cabelo, barba, além de manicure e pedicure. Para orientar a população quanto à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, haverá palestra, organizada pela Secretaria de Saúde, sobre DST/AIDS.

A garotada também terá sua vez com muita diversão nos brinquedos infantis. Para contagiar os amantes do samba, haverá uma roda de samba e shows de pagode com apresentação, às 17h, dos grupos “Sexto Segredo”, de Macaé e “Som Maior”, do Rio de Janeiro, que prometem sacudir o público com muito samba. O evento é realizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) e Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Segundo o presidente da Liecam, Ralf Oliveira, o evento tem como objetivo principal integrar e atrair amantes do samba para celebrar a data de forma harmônica e alegre. “Estamos precisando resgatar a participação popular nos eventos de samba, e nada melhor do que no Dia Nacional do Samba para fazermos isso", afirma.

Samba - O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade em que o samba se torna ainda mais popular, virando o ritmo oficial da festa.

De acordo com registros, o Dia do Samba, foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música "Na Baixa do Sapateiro", uma ode à Salvador, capital da Bahia. O vereador baiano Luís Monteiro da Costa foi quem instituiu a data, marcando o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez em 1940.

Desde então, o Dia do Samba é comemorado, principalmente, em Salvador e no Rio de Janeiro, onde organizam-se festas e shows em homenagem ao ritmo. Com isso, o refrão da música de Dorival Caymmi, “Quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé", se tornou ainda mais conhecido pela população.