Sana recebe campeonato carioca de Corfebol no Sábado

09/08/2018 11:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Esporte criado na Holanda conta com times mistos

Além de ser conhecido como “paraíso das águas”, o Sana, sexto distrito de Macaé, receberá no sábado (11), o Campeonato Carioca de Corfebol no Colégio Municipal Sana, a partir das 9h. A prática da modalidade está movimentando o município.Equipes de Macaé já estão treinando a todo vapor para a competição que é uma das mais esperadas da rede municipal.

O campeonato contará com as categorias sub 14 (até 14 anos) e sênior (acima de 15 anos). Esta edição vai integrar as equipes dos colégios municipais Sana, Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade), Centro Educacional Batista de Casimiro de Abreu, Polo de Cultura Fronteira, que integra alunos do Colégio Municipal Professor Samuel Brust (Fronteira), Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola (Barra) e outras unidades próximas. A programação também contará com os times do Rio de Janeiro e Maricá.

O Corfebol conquistou alunos da região serrana pela inclusão. A partida conta com dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. São dois casais no ataque e dois na defesa e a cada duas cestas, eles trocam de posição.Os treinos do Colégio Municipal do Sana acontecem às segundas e quartas, das 15h às 17h30. Já as aulas no Polo Fronteira são realizadas às terças e quintas, das 16h às 17h30, sempre nos horários divergentes aos de aula.

O Colégio Municipal do Sana se tornou reconhecido no país pelas conquistas em torneios e campeonatos nacionais e estaduais. Orgulhoso, o professor responsável, Juan Leal Garcia, lembra que a trajetória da unidade é marcada pelo comprometimento dos alunos-atletas, professores e diretores.

O colégio foi um dos destaques do ano letivo de 2017 com a conquista do título no Campeonato Brasileiro. O time da unidade participou ainda do Campeonato Internacional de Corfebol, que aconteceu em Stadskanaal, Norte da Holanda.

Para o diretor do Colégio Sana, Sol Grey Tavares, o compromisso e a dedicação dos alunos e profissionais reforçam a proposta da escola de primar por uma educação de qualidade.