Sana receberá novas regras de visitação

05/11/2013 15:22:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Com o objetivo de compatibilizar o turismo com a sustentabilidade da comunidade local, o sexto distrito de Macaé, Sana, receberá a implementação da resolução 004/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), que dispõe sobre normas e critérios para visitação turística na bacia hidrográfica do Córrego do Peito do Pombo. No feriado do próximo dia 15 (Proclamação da República), será feita uma ação no local com o objetivo de informar e sensibilizar visitantes e moradores sobre as normas que serão colocadas em prática no dia 23 de novembro.

Uma das principais regras que será implementada no Sana destina-se ao limite de pessoas nos locais de visitação, como as cachoeiras e o Peito do Pombo. Serão permitidas 400 pessoas por vez, não incluídos nesse limite os moradores do Sana, que serão submetidos a um processo de cadastramento.

De acordo com o Secretário Municipal de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, os moradores terão acesso livre, porém, deverão se cadastrar na base operacional provisória, que fica localizada no caminho das cachoeiras. “Apresentaremos o projeto aos moradores por meio de reuniões na Associação dos Moradores, no Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental do Sana (Apa), e com os proprietários de campings e pousadas”, explica.

Os visitantes farão seu cadastro também na base operacional provisória. Para realizar o registro, o turista terá que fornecer dados, como nome, procedência e local da hospedagem. No ato, o inscrito receberá uma pulseira de identificação. As brancas permitirão o acesso ao Peito do Pombo, e as azuis, às cachoeiras. A visitação será permitida todos os dias, de 8 às 18 horas.

De acordo com o Secretário, esse é um projeto piloto. “A ideia é adaptar as estratégias para que o Sana receba a demanda do verão de forma adequada”, acrescentou.

Algumas proibições: tráfego de veículos motorizados e bicicletas; acesso de animais domésticos; prática de esportes; isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos; bebidas alcoólicas; objetos de vidro; aparelhos ou instrumentos que promovam ruídos elevados; churrasqueiras; barracas de acampamento; produtos que venham causar riscos de incêndio; óleos bronzeadores.

O projeto de implementação está sendo desenvolvido pelo Conselho Gestor da Apa do Sana, que é formado pelo poder público e sociedade civil organizada, e pela Coordenadoria Apa do Sana, da secretaria de Ambiente, em parceria com a Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Defesa Civil e Guarda Ambiental.

A prefeitura informa que os visitantes que desejarem informações sobre as novas regras poderão entrar em contato com a base operacional da secretaria de Ambiente no telefone 22-2793-2760, ou no Guichê de Informações Turísticas que funciona dentro do Espaço da Feira Cria Sana. O número de lá é 22-27932781.

A implementação visa garantir a integridade do local visitado e como consequência melhorar o desenvolvimento econômico da comunidade local. “Queremos reforçar o Sana como unidade de conservação e proteção ambiental”, defende.

Sana

O distrito do Sana é o mais visitado da serra macaense. Sexto distrito de Macaé, o Sana possui belezas exuberantes, incluindo cachoeiras.

Considerado um santuário ecológico, o Sana foi transformado em Área de Proteção Ambiental em 2001. O distrito está localizado em um vale cercado de montanhas de cerca de mil metros de altura.

Já se contaram mais de 15 cursos d’água a partir do Rio Sana. O Córrego Peito de Pombo é uma estreita faixa que forma um parque aquático natural. Suas cachoeiras e piscinas são as mais procuradas pelos turistas. Com águas cristalinas que serpenteiam pelo vale, são excelentes para o banho, hidromassagem, hidroterapia, turismo ecológico e mergulho.