Saúde capacita sobre notificação de acidentes de trabalho

16/01/2018 18:47:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Através das notificações será possível traçar o perfil epidemiológico dos acidentes e doenças de trabalho

Profissionais da rede municipal de saúde participaram, nesta terça-feira (16), no auditório do Paço Municipal, de uma capacitação sobre a importância das notificações dos acidentes de trabalho. A iniciativa do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (PAIST) da Secretaria de Saúde, prossegue nesta quarta-feira (17) e dia 25, e será destinado aos representantes de sindicatos e de empresas.

A coordenadora do programa, Monalisa Cezimbra, lembra que, através das notificações, será possível traçar o perfil epidemiológico dos acidentes e doenças de trabalho e, a partir deste dados, traçar as ações de vigilância em saúde.

Ela acrescentou que o decreto 110/2006, instituiu o Serviço de Vigilância em Acidentes de Trabalho, regulamentando o fluxo de informações e a obrigatoriedade da notificação. "Todas as Unidades Básicas de Saúde, Estratégia Saúde da Família, Pronto Socorros e hospitais, deverão notificar acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais", informou.

Na oportunidade a enfermeira do trabalho, Suzana Frágus, ministrou palestra que orientou os profissionais sobre a abordagem, identificação e o preenchimento correto da ficha de notificação de acidente e doença do trabalho. "É fundamental que todas as informações constem na ficha para que possamos dar acompanhamento adequado ao caso", frisou.

Atualmente, as principais notificações de acidentes de trabalho são os de exposição a material biológico, que acontecem principalmente com profissionais da área de saúde.

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador é vinculada ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Norte Fluminense).