Saúde celebra Dia de Conscientização sobre a Doença Falciforme

17/06/2019 17:28:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

Atividades serão promovidas nesta terça (18) e quarta-feira (19)

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme (19), a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do Programa de Anemia Falciforme, realizará nesta terça (18) e quarta-feira (19) ações para chamar a atenção da população a respeito de uma das doenças hereditárias de maior incidência no planeta.

A equipe do programa estará nesta terça-feira, a partir das 13h, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, distribuindo panfletos informativos e alertando a população sobre a doença. Já na quarta-feira, no mesmo horário, o grupo fará uma ação na Casa da Criança e do Adolescente.

A coordenadora do programa, Juliana Amorim, ressalta que o trabalho de conscientização é intensificado para que a população tenha acesso a informações sobre a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença falciforme é uma das principais doenças genéticas do mundo, sua principal característica é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias). Essas células alteradas tomam a forma de foice e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos, esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas.

Os principais sintomas são: anemia crônica; dores nas articulações; dores abdominais; infecções; infartos pulmonares; retardo do crescimento e maturidade sexual; AVC e comprometimento da função de órgãos, sistemas ou aparelhos. O teste do pezinho, disponível no SUS, é fundamental para o diagnóstico precoce.