Saúde e HPM comemoram Semana Mundial de Amamentação

19/08/2005 17:52:59 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde e do Hospital Público Municipal (HPM) realizam a partir do próximo dia 22, várias atividades em comemoração a XIV Semana Mundial da Amamentação. O tema deste ano é “Do Peito à Comida Caseira: Saúde a Vida Inteira”.

As atividades vão desde palestras, seminários, painéis com orientações e vídeos para profissionais e população, até divulgação de material educativo e apresentação de peça teatral. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Diogo a realização dessa Semana Mundial na cidade reforça ainda mais os trabalhos já desenvolvidos.

“Atualmente todas as unidades de saúde da rede municipal contam com profissionais capacitados para realizar procedimentos padronizados, que sistematizam as ações desde o pré-natal, com grupos de gestantes, puerpério e puericultura, e também orientações individuais”, disse.

O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior ressaltou que a instituição aderiu à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), e realizou uma capacitação com todos os profissionais que atuam na assistência a mãe e o bebê (maternidade, pediatria, serviço de tratamento intensivo neonatal e pediátrico) para o incentivo ao aleitamento materno.

“Depois do parto, enquanto a mãe está em nossa instituição ela é incentivada e estimulada a fazer o aleitamento. Mesmo as que têm um pouco de resistência são orientadas sobre a importância nutricional do leite materno para a saúde do bebê, além de informações sobre intercorrências mamárias”, revelou.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), até os seis meses de idade o bebê deve ser alimentado, exclusivamente, com leite materno. Após, esse período o aleitamento continua até dois anos ou mais e, podendo ser introduzido outro alimento, como, por exemplo, papas. A Semana Mundial da Amamentação teve início em 1992 atendendo as necessidades de se otimizar princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde 1992 a SMAM é comemorada no mundo representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio.