Saúde fará ato para o Carnaval com foco no uso do preservativo

2019-02-26 10:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom
Atividade será promovida na Praça Veríssimo de Melo nesta sexta-feira (1º), às 9h

Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação do Programa DST/Aids, intensificou o trabalho de conscientização sobre a importância do uso de preservativos na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Na sexta-feira (1º), um estande será montado na praça Veríssimo de Melo com ações de orientação e distribuição de camisinhas.

A ação terá início às 9h, e a equipe irá disponibilizar 7,2 mil preservativos masculinos. O programa DST/Aids conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no qual é realizada testagem rápida para diagnóstico para Aids, Hepatites B, C ou Sífilis - com apenas meia hora o exame fica pronto. Para realizar o teste, não é preciso qualquer cadastro e o paciente, se preferir, nem precisa se identificar. Basta comparecer ao CTA e pedir a testagem.

A coordenadora do programa, Cátia Nascimento, ressalta que a proposta é levar ao maior número de pessoas possível a consciência de que é preciso curtir as alegrias das festas de Carnaval, sem esquecer de usar a camisinha, a forma mais segura de prevenir as DSTs e a Aids. "Este é o momento de reforçar a cultura de prevenção através do uso de preservativo em qualquer relação", frisou.

CTA

Além dos testes e do acompanhamento dos pacientes, com médicos, psicólogos e assistentes sociais, o CTA realiza um trabalho de conscientização quanto à importância da prevenção. Quem quiser adquirir gratuitamente preservativos, basta ir até a sede do CTA na Rua Alfredo Backer 182, no Centro.

O Programa DST/Aids conta com médicos de diversas especialidades, como infectologista, clínico geral, pediatra, dermatologista, ginecologista, além de psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, biólogos e profissionais de apoio.

O Ministério da Saúde lançou na última semana a Campanha de Carnaval com o slogan "Pare, pense e use camisinha”, que visa estimular o uso do preservativo.

Busca

Acesso Rápido

Destaque