Saúde no controle ao tabagismo

25/05/2005 15:36:03 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Para diminuir estes números, o Hospital Público Municipal (HPM) Dr. Fernando Pereira da Silva, em Macaé, como unidade livre de tabaco, aderiu à campanha “Dia Mundial Sem Tabaco”, cujo tema este ano é “A Saúde no controle do tabaco“.

A campanha será realizada dia 31, quando serão espelhados pelo hospital baners com informações sobre os males do tabaco, além de vídeos com orientações e propagandas do Ministério da Saúde.


O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, lembra que o objetivo da campanha é chamar a atenção da população, principalmente dos profissionais de saúde para o sério problema do consumo do tabaco. “A OMS reconhece a influência que os profissionais de saúde têm sobre o comportamento de grande parte da população, aconselhando e orientando as pessoas em relação às conseqüências do tabagismo na saúde tanto do fumante como de sua família”, disse.

Desde maio de 2004, foi criada no HPM uma comissão de Controle ao Tabagismo. Segundo a presidente da comissão, a médica Cláudia Magaldi, a equipe vem se esforçando para auxiliar seus funcionários e pacientes a alcançarem abstinência da nicotina com ajuda profissional. “Pesquisas mostram que a simples interferência médica ou de um profissional de saúde de apenas três minutos, em uma consulta ou abordagem tem papel importante nas taxas de cessação ao uso do tabaco”.

Ela acrescenta que o tabagismo é considerado pela OMS, a principal causa de morte evitável em todo mundo. “O total de óbitos devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões por ano , correspondendo a mais de 10 mil mortes por dia”.

Desde dezembro de 2003 a Prefeitura de Macaé, através do Programa de Orientação de Toxicômanos da Fundação de Ação Social, iniciou o Programa de Tratamento do Tabagismo. Já foram atendidas 145 pessoas no período de abril a dezembro/2004, onde cerca de 30% alcançaram a abstinência da nicotina.

A população também conta com o disque “Pare de Fumar - 2772 2317 (PORTO).