Saúde orienta população sobre tuberculose

24/03/2006 16:08:34 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, nesta sexta-feira (24) a secretaria de Saúde de Macaé, através do Programa de Tuberculose, realizou uma série de atividades no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Pela manhã, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) apresentou a esquete teatral “Medo não leva a nada”.

A dona de casa Maria Aparecida de Freitas, que assistiu atentamente à esquete, disse não saber que quanto mais cedo a doença for descoberta, mais rápida é a cura. “É importante que as pessoas assim que apresentarem os primeiros sintomas, como tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, devem procurar imediatamente um posto de saúde”, falou.

O gerente do Programa de Tuberculose, o médico Antônio Bento de Carvalho, lembra que o tratamento é gratuito e quando seguido corretamente o paciente tem 98% de chances de cura. Ele ressalta ainda que o mito de que a tuberculose era uma doença que atingia pessoas de baixo poder aquisitivo, não é verdadeiro.

Referência – O Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas é a referência no município para o diagnóstico e tratamento da doença. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e conta com uma equipe multidisciplinar comporta por médicos, enfermeiros e assistente social.

Para um diagnóstico rápido e preciso, o paciente faz o exame de escarro e recebe o resultado no mesmo dia, além disso, a secretaria também realiza exames de Raio X, tomografia computadorizada e broncofibroscopia, para uma investigação completa da doença

Sintomas

• Tosse com ou sem catarro por mais de três semanas
• Febre baixa no fim do dia
• Emagrecimento
• Perda de apetite
• Suadeira à noite
• Cansaço
• Dor no peito