Saúde presente no Fest Criança

06/10/2005 16:28:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Entrando no clima da garotada, a Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) vai realizar várias atividades durante o Fest Criança, que começa neste domingo e vai até quarta-feira (12), no Parque da Cidade.

A equipe do Centro de Referência do Diabetes (CRD), em parceria com a Coordenação da Área Técnica de Nutrição e Alimentação (Catan) e o Centro de Referência do Adolescente da Coordenação de Saúde Coletiva preparou uma série de jogos e brincadeiras educativas para orientar os pais e as crianças sobre o diabetes infanto-juvenil e a importância de uma alimentação saudável.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, todos os dias haverá palestras na parte da manhã, recreação e teatro, tudo com uma linguagem que possa prender a atenção da criançada. “É muito bom trabalhar com criança, pois elas estão sempre ávidas por novidades e acabam sendo multiplicadores dessas ações”, disse.

A gerente do CRD, Beth Gavazzi, lembrou ainda que a Semusa vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com as secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Fundação de Ação Social, escolas estaduais e particulares para desenvolver ações para o diagnóstico e tratamento do diabetes infantil. “Já realizamos palestras e cursos para diretores de escolas para que eles saibam lidar com crianças diabéticas e também quanto ao manuseio dos aparelhos de glicemia capilar. O próximo grupo será o das merendeiras”, falou.

Posto - A secretaria de Saúde montará um posto no Parque da Cidade que contará com uma equipe de socorro. Serão duas ambulâncias, dois médicos pediatras e pessoal de enfermagem e apoio durante todo o dia. O veículo conta com todo o equipamento necessário para atendimento de emergência e os casos que não puderem ser resolvidos na ambulância serão encaminhados para o Pronto Socorro do Centro e o Hospital Público Municipal (HPM).