Saúde promove encontros de prevenção à violência

17/06/2019 16:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Profissionais que dão suporte à rede de proteção contra a violência participam

A Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências, vinculada à Secretaria de Saúde, realiza encontros mensais de capacitação e sensibilização com profissionais que lidam com o público suscetível à violência. Nessa segunda-feira (17), o tema foi conscientização do Dia Mundial de Combate à Violência contra Pessoas Idosas, comemorado em 15 de junho.

"Os nossos encontros apresentam resultados muito positivos. Aumentou e melhorou a qualidade das notificações. Os profissionais saem daqui com um novo olhar para entender o que é violência", disse a assistente social da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Deolinda Dias Ferreira.

Nesse ano, os temas das reuniões estão de acordo com as datas de comemoração do Ministério de Saúde. Os encontros são realizados sempre com especialistas no tema. Nesta segunda-feira participaram do encontro a Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Macaé, Monica Gonçalves e a Assistente Social com especialização em gerontologia, Aracely Pessanha.

Os encontros têm como objetivo discutir com os profissionais a forma de identificar a violência, como proceder e a importância de notificar os casos de diferentes segmentos populacionais, como crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

"É um grande oportunidade de nós, profissionais, trocarmos informações, a rede é viva. Além de tudo a temática é sempre muito boa. Faço questão de ir nos próximos", disse a participante e terapeuta ocupacional, Cristiane Gomes.

A próxima reunião acontecerá em 19 de agosto e o tema será "Comemoração à sanção da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha)". Todos os encontros são realizados no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório, de 9h às 12h.

Próximas reuniões:

19 de agosto: comemoração à Sanção da Lei 11340/06 (Lei Maria da Penha).

16 de setembro: conscientização do Dia Mundial de Combate ao Suicídio .

14 de outubro: conscientização do Dia Nacional de Luta Contra a Violência contra a Mulher.

9 de dezembro: conscientização do Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulher.


Fotos Relacionadas