Saúde prorroga vacinação para idosos

05/05/2005 16:42:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Apesar do prazo da Campanha de Vacinação contra a gripe para idosos terminar nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Macaé, continuará disponibilizando as vacinas na próxima semana no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas. A meta é vacinar 12 mil idosos.

A Campanha Nacional de Vacinação tem como público alvo pessoas acima dos 60 anos de idade, incluindo portadores de asma grave, doenças metabólicas crônicas (incluindo Diabetes Mellitus), disfunção renal, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado de imuno-supressão.

A dona de casa Carmem Garrido, 73 anos, que procurou o Centro de Saúde, na manhã desta quinta-feira, disse que participou de todas as edições da Campanha e que nunca mais teve gripe. “É muito importante na nossa idade ficarmos imunes contra a gripe, pois ela acarreta outras doenças graves”, disse.

Mesmo com muito medo de agulha, a dona de casa Genete Tanos, 79 anos não abre mão da vacina. “Apesar do medo tem que vacinar. Quando levava meus filhos eu chorava no lugar deles, mas sempre mantive o cartão de vacinação deles em dia”, revelou.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta que é muito importante que as pessoas se sensibilizem e busquem o posto de saúde mais próximo da sua residência para se imunizar. “Ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte”, finaliza.