Saúde realiza 1º Seminário Municipal de Saúde Bucal e DST/HIV/Aids

14/09/2005 15:01:44 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade ao Projeto Capacitar 2005 a secretaria de Saúde de Macaé, realizou nesta quarta-feira (14), na sede da Associação Médica de Macaé, o 1º Seminário Municipal de Saúde Bucal e DST/HIV/Aids.

Na solenidade de abertura o prefeito em exercício, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, destacou a inclusão da saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF) e o seu projeto de transformar o Hospital da Barra, que está em obras, no Hospital da Mulher que irá enfocar o planejamento familiar.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, falou da preocupação do governo em promover a capacitação dos profissionais. “Era muito comum os profissionais procurarem cursos em outras cidades, mas agora estamos trazendo estes professores para cá e com isso conseguimos atingir um número maior de profissionais”, disse.

Os coordenadores de DST/Aids e de Saúde Bucal, Washington Luiz Teixeira e Paulo Roberto Seady, mostraram o trabalho e os serviços disponibilizados por suas coordenadorias. Eles disseram que pretendem ampliar os dias de atendimento odontológico aos portadores do HIV.

Atualmente, os portadores do HIV são atendidos no Posto Odontológico 24h, do Centro, toda segunda e sexta-feira. O palestrante e especialista em endodontia da Semusa, Cláudio Lugon, lembrou que o tratamento clínico realizado em Macaé não tem em outros municípios e com isso a demanda da unidade vem crescendo, inclusive recebendo pessoas até do Rio de Janeiro.