Saúde realiza prestação de contas em audiência online

25/05/2020 17:53:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Prestação de contas em Audiência Pública referente ao primeiro quadrimestre de 2020

Devido a adoção de medidas preventivas para a contenção do coronavírus (Covid 19) no município, a Secretaria de Saúde de Macaé realizou, na tarde desta segunda-feira (25), a Prestação de Contas em Audiência Pública referente ao primeiro quadrimestre de 2020, em formato virtual.

A transmissão aconteceu por meio da TV Câmara e contou com a participação da sociedade civil organizada, vereadores e a população (que também pode fazer perguntas ao final).

Durante a apresentação foi destacado todo trabalho de logística adotado pelo município no enfrentamento ao Covid-19. Entre as medidas, está a criação do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé, na antiga sede do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no mês de março.

Segundo o relatório, até o dia 17 de maio, foram realizados 1.497 atendimentos de Síndrome Gripal e 636 casos foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda. Ainda no mês de março, foi implantado o Gabinete de Crise, por meio do Decreto 27/2020.

Números detalhados

No panorama resumido apresentado na Prestação de Contas, o município tem 667 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que 103 estão sendo investigados, 04 foram encerrados por SRAG por Influenza, 192 por SRAG não especificada e 367 por SRAG por Covid-19.

Dentro do processo de estruturação da rede para atendimento dos pacientes com Covid-19, foram adquiridos respiradores, aspirador e reanimador, sistema de aspiração traqueal, fluxômetro, prótese ventilatória, máscaras N95, álcool 70%, óculos de proteção e protetor facial, máscara cirúrgica, macacão, luvas, termômetros, entre outros.

Outras medidas importantes foram tomadas como a reformulação de leitos do Hospital Público Municipal Irmãs do Horto (HPMIH) para atender a demanda da pandemia. O Hotel de Deus passou a ser o Centro de Quarentena para pacientes com Covid-19.

Também houve o Decreto de Calamidade Pública, reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro. A medida permite ao Executivo mais rapidez para contratações e compras, uma vez que oferece mais flexibilidade e simplifica o processo burocrático em tempos de crise.

Parceria e testes rápidos

Foi realizado ainda neste período parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com destaque para o Nupem para realização dos exames de PCR, além da chegada de exames de teste rápidos o que facilitaram a agilidade na identificação dos casos.

O município também recebeu verba do Governo Federal, recurso SUS Covid-19 no valor de R$ 2.900.000,00, que estão sendo utilizados para aquisição de material de consumo como de proteção individual e equipamentos.

Foram apresentados os dados referentes à estrutura da saúde, prestação de serviços das unidades de atendimento primário, de média e alta complexidade. O município conta com equipes de Estratégia Saúde da Família, Serviço de Regulação de Ambulâncias (192), hospitais, sendo um na localidade de Trapiche, na região serrana, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dois prontos-socorros.

Na análise geral do relatório apresentado foi possível verificar queda em alguns serviços, sendo que a maioria apresentou índice satisfatório, mesmo diante da redução do horário de atendimento.


Fotos Relacionadas