Secretaria de Ambiente participa de projeto sustentável em escola no Lagomar

27/11/2015 16:02:00 - Jornalista: Assessoria Ambiente

A convite da direção da Escola Municipal Paulo Freire, do Lagomar, uma equipe técnica da secretaria de Ambiente (Sema) participou, nesta sexta-feira (27), de um projeto interdisciplinar com o tema sustentabilidade. Ao longo do ano, alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desenvolveram e participaram de atividades relacionadas ao meio ambiente, criando trabalhos práticos e aplicando os conceitos absorvidos.

Nesta sexta-feira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância da coleta seletiva de pilhas e baterias e também dos resíduos eletroeletrônicos. Criados pelos próprios alunos, coletores produzidos a partir de garrafas recicladas foram distribuídos na escola, para que cada um pudesse depositar – de forma adequada – o seu resíduo.

- Todo o resíduo entregue pelos alunos será recolhido periodicamente pela secretaria de Ambiente e encaminhado para a destinação correta-, explicou o coordenador de Biodiversidade e Gestão de Águas da Sema, Sávio Magaldi.

A diretora adjunta da Escola Paulo Freire, Luciana Vellasco, ressaltou a importância deste trabalho de educação ambiental com os alunos, principalmente nos dias de hoje, quando surgem novidades no meio tecnológico. “Os estudantes conseguiram perceber que o mais importante é o meio ambiente. Temos que aprender a conviver com a tecnologia, mas também se preocupando com o descarte responsável do resíduo que o aparelho antigo vai gerar”, destacou.

- Estas ações junto às escolas são de fundamental importância, uma vez que os alunos serão multiplicadores deste conhecimento, sendo sensibilizados a adotar uma postura sustentável-, afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Se não descartados de forma correta, os resíduos eletroeletrônicos (computador e seus periféricos, celulares, cabos, pilhas e baterias, eletrodomésticos, entre outros) podem contaminar a água e o solo, uma vez que estes produtos têm componentes químicos tóxicos, como chumbo, mercúrio e o cádmio.