Secretaria de Educação estimula a leitura nas escolas

22/04/2014 16:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Uma das ferramentas utilizadas na rede municipal é a contação de histórias

Por seguir o embasamento legal, que considera o livro de literatura infantil como o livro didático específico do segmento, a rede municipal de ensino está reforçando o trabalho de formação do aluno leitor.

Para isso, o grupo de contadores de Histórias do ensino municipal continua visitando as unidades municipais de ensino. Intitulado grupo HistoriArte, os contadores já são reconhecidos pelos alunos dos segmentos Infantil e Fundamental por levar a magia da contação como crônicas, lendas, fábulas e parlendas, não só em programações especiais, mas no dia a dia dos alunos.

E para proporcionar o encantamento dos livros de histórias para um número maior de estudantes, o HistoriArte segue um cronograma específico de visitação nas unidades municipais. Nesta quinta-feira (24) será a vez do Colégio Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo. Já na sexta-feira (25) o grupo segue para o Colégio Municipal Aroeira. Na terça (29) e quarta-feira (30) da semana que vem os contadores de histórias estarão, respectivamente, na Escola Municipalizada Fazenda Santa Maria e Escola São Sebastião dos Quarenta.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a contação de histórias é de suma importância para o ensino. "Além de incentivar os educadores quanto a esta prática, visamos levar o mundo lúdico para todos os estudantes. A arte de contar histórias provoca a reflexão, imaginação e interação. Esta é mais uma intervenção pedagógica, que visa potencializar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno”, ressaltou. Ela lembrou, ainda, que a contação de histórias faz parte das salas multiuso, salas de leitura e bibliotecas das escolas municipais.

- A contação de histórias faz parte do cotidiano dos nossos estudantes. As unidades municipais de Educação Infantil primam por esta atividade e outras ações pedagógicas, que só reforçam o processo ensino aprendizagem -, disse a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle.

Inscrições abertas - Com o objetivo de ensinar a arte de contar histórias, a Secretaria de Educação está com inscrições abertas para o curso de formação de Contadores de Histórias até a próxima sexta-feira (25). Os interessados podem se inscrever pelo e-mail cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220 da secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

A programação segue até o dia 18 de julho, com 15 encontros, e é dinamizada pelo Grupo de Referência de Leitura e Formação de Leitores. O curso será ministrado pela educadora e contadora de histórias Margarida Barcelos.

Módulo - No curso, os profissionais participantes vão estudar tópicos como bases teóricas e práticas, tais como desenvolvimento de técnicas, memorização, técnicas corporais, além de preparação do repertório e da narração. Também serão destacadas as técnicas para apresentação de histórias diante de públicos diversos.

Os participantes também terão acesso a aprendizagem de diferentes formas de contação de histórias, utilização de música e sons nas narrativas, exercícios, flexibilidade, jogos e técnicas, espetáculos de contação de histórias, ritmos e sons e as diversas formas de contar histórias.